Salvador

'Meu Sorriso': Projeto leva inclusão e esporte a pessoas com deficiência

Iniciativa viabiliza que pessoas com deficiência e familiares tenha acesso a lazer e atividades físicas  |  Divulgação

Publicado em 13/12/2021, às 17h52   Divulgação   Redação

Viabilizar que pessoas com deficiência e seus familiares possam ter acesso à prática de atividades esportivas e culturais. Há mais de dois anos, esse é o mote do projeto “Meu Sorriso”, criado pelo engenheiro mecânico Frederico Matos.

Ele conta que a iniciativa partiu da experiência com a filha Amanda, de 14 anos, portadora de deficiência. “O objetivo do projeto é a gente conseguir viabilizar que pessoas com deficiência e os próprios familiares participem de atividades corriqueiras na nossa cidade, seja ela qual for, esportiva, cultural”, afirma.

Ontem (12), o projeto esteve na Prova Triathlon Salvador, dando suporte para que PCDs participassem da competição ao lado de familiares. Uma dessas participantes, conta Frederico, foi uma garota com síndrome de down.

 

pic.twitter.com/bgpbKy5xiD

— bnewsvideos (@bnewsvideos) December 13, 2021

 

A iniciativa disponibiliza equipamentos como assento especial para que pessoas sem controle de cervical possam passear de canoa e handbike, espécie de bicicleta para cadeirantes.

A primeira experiência, em janeiro de 2019, ocorreu quando Fred levou para a Avenida Magalhães Neto, em Salvador, um triciclo. 

“De imediato, vi receptividade de outras famílias. Às vezes vinha a família passear, os primos todos andando de bicicleta e tinha um garotinho com deficiência ali que só ficava assistindo [...] Com o triciclo, a família consegue colocar ele e passear com ele pela orla, por exemplo”, afirma.

A disponibilização dos equipamentos, explica, ocorre de forma compartilhada. A família pega o veículo, por exemplo, emprestado, faz o lazer e depois devolve.

 

 

Assento especial permite que pessoas sem controle de cervical possam passear de caiaque - Foto: Divulgação

 

 

“Nosso sonho é que a gente consiga ter esses equipamentos espalhados pela cidade, de Paripe até Lauro de Freitas, passando por Camaçari, região metropolitana, porque isso viabiliza a presença das pessoas”, diz Fred.

Para que o sonho seja concretizado e o projeto seja mantido, no entanto, o “Meu Sorriso” necessita de apoiadores.

Atualmente, segundo Frederico, a organização é garantida com o apoio de conhecidos e pessoas que se sensibilizam com as ações.

Para ajudar o projeto, o interessado pode fazer doações via Pix (chave meu_sorriso@outlook.com ou CNPJ 37.170.351/0001-50) ou entrar em contato pelo perfil @projeto.meusorriso, no Instagram.

> Acompanhe o BNews também nas redes sociais, através do Instagram, do Facebook e do Twitter

Classificação Indicativa: Livre


Tags esporte projeto inclusão pessoas com deficiência bnews PCDs Meu Sorriso

Leia também


Número de isenções para PCDs comprarem carros reduz 52%


Farol a Farol adia desafio para PCDs por causa da chuva em Salvador