Salvador

Moradores de Marechal Rondon denunciam cratera aberta em rua do bairro há duas semanas

De acordo com moradores, situação no local se agravou após as chuvas  |  Reprodução/TV

Publicado em 23/04/2024, às 10h28 - Atualizado às 10h39   Reprodução/TV   Cadastrado por Daniel Brito

Moradores da Rua Padre Patrick Peiton, no bairro de Marechal Rondon, em Salvador, denunciam que uma cratera se abriu no local há cerca de duas semanas. A situação tem causado diversos transtornos e levado medo a quem reside na área.

Por causa da chuva, o buraco aumentou de tamanho na última semana, dizem os moradores. Segundo eles, a Defesa Civil de Salvador (Codesal) esteve no local, isolou a área e condenou quase todas as casas da rua. O temor agora é o risco de desabamento dos imóveis.

De acordo com uma mulher que mora há mais de 30 anos em uma das casas, uma situação semelhante já ocorreu uma, mas a Codesal não teria realizado nenhum tipo de serviço, o que foi feito pelos próprios moradores.

Outro lado

Em nota enviada ao BNews, a Codesal afirmou que realizou vistoria no dia 19 de março e constatou "tratar-se de um acesso de moradores, construído em estrutura com pilares, vigamentos e laje pré-moldada, com vários vícios construtivos, falta de manutenção predial, e infiltrações generalizadas onde ocorreu desabamento de parte da laje, deixando o muro divisório em balanço e com riscos de desabamento da estrutura da lage de piso e do muro divisório que poderão atingir três imóveis em cota inferior".

"Foi observado que toda a estrutura da laje, pilares e vigas apresentam alto grau de corrosão das ferragens, desprendimento do concreto, blocos cerâmicos danificados, pilares desaprumados e muro divisório com afastamento do piso. Foi providenciado o isolamento da área com risco", declarou.

Aida de acordo com a Codesal, a Secretaria de Desenvolvimento e Urbanismo (Sedur) foi acionada para para fazer a demolição das partes remanescentes do muro divisório em balanço.  À Secretaria de Manutenção da Cidade (Seman), foi encaminhada a implantação de "camaleão" para desvios das águas da chuva. 

Já à Superintendência de Obras Públicas (Sucop), foram solicitados estudos das intervenções a serem executadas no local. "Dois moradores da cota inferior foram notificados para evacuação de seus imóveis até que os riscos sejam sanados", finalizou a Defesa Civil de Salvador.

Classificação Indicativa: Livre


Tags chuva Codesal Defesa Civil moradores marechal rondon

Leia também


Após parte de prédio desabar, prefeitura suspende demolição e motivo suprende


VÍDEO: Mulher ri ao receber voz de assalto de suspeito em farmácia na Bahia