Salvador
Publicado em 05/05/2026, às 21h14 Divulgação Mariana Cedrim
A Polícia Civil da Bahia abriu um inquérito, nesta terça-feira (5), para apurar a circulação de bilhetes anônimos com conteúdo de ameaça na Escola Pan Americana da Bahia, no bairro de Piatã em Salvador.
Em nota, a Polícia Civil informou que “segundo informações da ocorrência, uma adolescente achou um bilhete na unidade onde ameaças de morte eram proferidas a ela e outros três alunos. Diligências são realizadas pela unidade policial pela especializada para esclarecer o caso”.
O caso, que aconteceu no dia 29 de abril, foi registrado na Delegacia para o Adolescente Infrator (DERCA) e comunidado ao Conselho Tutelar. O ultimo bilhete encontrado fazia referências a alunos, ex-alunos e um membro do corpo docente.
A equipe do BNews entrou em contato com a Escola Pan Americana. Em nota, a escola informou que, desde que teve a ciência dos fatos, a direção acadêmica e a equipe de apoio estudantil foram mobilizadas para oferecer escuta ativa e suporte psicológico imediato às famílias envolvidas. "Por envolver menores de idade, o caso é tratado sob estrito sigilo e ética, respeitando rigorosamente os parâmetros legais e o bem-estar dos estudantes", declarou a instituição de ensino.
"Informa, ainda, que registrou a ocorrência junto aos órgãos competentes, incluindo o Conselho Tutelar e a DERCCA (Delegacia de Repressão a Crimes contra a Criança e o Adolescente). A unidade especializada conduzirá os procedimentos necessários, contando com o total apoio da instituição. Paralelamente, a Polícia Militar intensificou a vigilância da ronda escolar nos arredores da unidade", diz o colégio.
"Embora não haja indicação de risco iminente, a escola está atuando com máxima cautela enquanto a situação é apurada. Como parte do protocolo de proteção, medidas preventivas foram adotadas, como reforço da equipe de segurança interna, além de alinhamento contínuo com o corpo docente e colaboradores para a detecção precoce de atitudes atípicas. Todas as gravações do sistema de monitoramento estão sendo analisadas para auxiliar no reconhecimento de condutas suspeitas nos locais onde os bilhetes foram encontrados", acrescenta.
A Escola Pan Americana declarou que mantém treinamentos periódicos para situações de contingência, assegurando que todos estejam preparados para responder de forma coordenada a qualquer adversidade. O colégio ainda reiterou empenho na apuração rigorosa dos acontecimentos para a responsabilização dos envolvidos e aplicação das medidas disciplinares cabíveis.