Salvador

Rajada de vento em Salvador atinge 48 km/h e raios impressionam; saiba como se proteger

Raios atingiram céu de Salvador na noite de terça-feira (19)  |  Prefeitura de Salvador / Secom

Publicado em 20/12/2023, às 11h17 - Atualizado às 12h00   Prefeitura de Salvador / Secom   Cadastrado por Daniel Brito

Quem mora em Salvador se impressionou com a virada no tempo ocorrida na noite de terça-feira (19). À noite, o tradicional tempo seco do dia na capital baiana deu lugar a fortes rajadas de vento, além de trovões e raios.

O dia começou com esse céu azul lindo e muito calor em Salvador. Agora de noite o jogo virou. Raios e trovões⛈️ pic.twitter.com/Pk20mUDpOV

— Ane ♑ (@Anee1977) December 20, 2023

De acordo com a Defesa Civil de Salvador (Codesal), a rajada de vento chegou a 48,6 km/h, na região da Base Naval. Conforme o órgão, para esta semana, a atuação de um Vórtice Ciclônico de Altos Níveis (VCAN) causará chuvas sobre a região de Salvador.

O mau tempo, no entanto, não deverá se prolongar. Ainda segundo a Codesal,  a presença de uma massa de ar quente e seca reduzirá as chances de chuva. Para esta quarta (20) e quinta (21), a previsão é de céu nubaldo com chuvas moderadas e risco para alagamentos e deslizamentos de terra.

Em ambos os dias, a temperatura máxima deverá ser de 29°C. Já a mínima deve ficar em 25°C. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), por sua vez, emitiu um alerta de chuvas intensas que pode atingir mais de 300 municípios baianos. A previsão é que ocorra chuvas entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, além de ventos intensos que podem variar de 60 a 100 km/h.

Como se proteger de raios

A quantidade de raios que pôde ser vista nos céus de Salvador impressionou os moradores. O fenômeno natural, entretanto, exige cuidados, pois em muitas vezes pode trazer riscos à população.

Nesses momentos, quem está em casa precisa evitar contato com equipamentos ligados à rede elétrica e manter distância de tomadas, canos, janelas e portas metálicas. Estando na rua, é fundamental evitar manusear segurar objetos metálicos longos, como varas de pesca e tripés. 

É importante ainda evitar estar em lugares como topos de morros e prédios, campo de futebol e estacionamentos, árvores isoladas e cercas com arame, varais metálicos, linhas aéreas e trilhos.

Classificação Indicativa: Livre


Tags Salvador chuva Codesal Defesa Civil raios ventania rajadas

Leia também


Aeroporto de Salvador conquista o Selo de Diversidade Étnico-Racial pelo 6º ano consecutivo


Mulher é morta a tiros pelo ex em Salvador ao sair de casa para trabalhar