Salvador

VÍDEO: Moradores denunciam invasões e furtos no antigo prédio da Secretaria de Educação: 'Medo é virar uma Cracolândia'

Prédio abandonado na Av. Anita Garibaldi está sendo alvo de furtos de materiais  |  Reprodução/Leitor BNews

Publicado em 27/07/2024, às 09h00   Reprodução/Leitor BNews   Victória Valentina

Leitores do BNews denunciaram ações criminosas no antigo prédio da Secretaria Municipal de Educação, localizado na Avenida Anita Garibaldi, em Salvador. O edifício, que não está funcionando desde que a pasta mudou de local, virou alvo de furtos e roubos, cometidos principalmente por pessoas em situação de vulnerabilidade social, que se abrigam nos arredores.

Um morador de um prédio localizado na rua Santa Isabela, na Federação, relatou à reportagem, nesta quinta (25), que presencia os ataques ao edifício constantemente. Segundo ele, o local está abandonado e não há nenhum tipo de segurança, o que está afetando a rotina dos moradores de condomínios vizinhos.

"O prédio era alugado, mas eles saíram há mais ou menos um ano. Desde então nunca apareceu ninguém para fazer nada lá. Ficava segurança, mas hoje nem isso. O prédio estava com tapumes na frente, mas eles caíram e agora virou uma baderna. Dia 18 de julho, um morador ouviu barulhos vindo do prédio, além de pessoas entrando e saindo pela lateral que dá para a Garibaldi. A gente começou a observar e filmar a situação para jogar em grupos de condomínios para conversar sobre, para ver o que poderiam fazer", disse o homem, que não quis ser identificado.

De acordo com ele, há uma placa na frente o edifício, indicando o número do corretor responsável pelo aluguel do local, que teria informado que o espaço abrigará uma escola particular. Apesar disso, o prédio segue sendo alvo de furtos. O dono, inclusive, já teria sido acionado pelos vizinhos para pensar em uma atitude, mas nada foi feito.

"Estava chegando da escola com minha filha e vi algumas pessoas saindo do prédio com carrinhos de compras carregados de materiais furtados, como alumínio", relatou. Um dos suspeitos, inclusive, foi preso na última segunda-feira (22), pela Guarda Civil Municipal. Ele carregava peças de alumínio, fios de cobre e uma mochila. O kit seria vendido em um ferro-velho.

Os moradores já acionaram a Polícia Militar para tentar pegar um flagrante. Na madrugada de quarta-feira, dois homens foram presos suspeitos de invadir e roubar equipamentos na antiga sede da Smed. De acordo com a Polícia Civil, um terceiro suspeito está sendo procurado.

"O medo é aquilo ali virar uma Cracolândia. Todo dia tem confusão, cada vez aparecem mais e mais dependentes químicos. A rua do meu condominio sempre foi uma rua tranquila", desabafou o morador.

BNews procurou a PM e questionou se está recebendo denúncias sobre o local. No entanto, a corporação se limitou a informar que reitera a "importância da ocorrência, por parte dos denunciantes ao órgão responsável pelo registro de ocorrência."

A reportagem também entrou em contato com a Secretaria de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esportes e Lazer (Sempre) para saber se existe algum projeto voltado para as pessoas em situação de vulnerabilidade social que ficam na localidade, mas não obteve retorno até a publicação da matéria.

Classificação Indicativa: Livre


Tags Salvador invasão secretaria municipal de educação Avenida Anita Garibaldi

Leia também


VÍDEO: Grupo é flagrado furtando materiais de antigo prédio da Secretaria de Educação