Saúde

Blue Monday: Veja dicas de como enfrentar o dia mais triste do ano

Pesquisas apontam que terceira segunda-feira do ano é quando as pessoas se sentem mais tristes  |  Agência Brasil

Publicado em 20/01/2020, às 11h18   Agência Brasil   Yasmin Garrido

Você já ouviu falar em Blue Monday? Pesquisas realizadas pela Universidade de Cardiff, no País da Gales, apontam que a terceira segunda-feira do ano é quando as pessoas se sentem mais tristes.

Isso porque, com as dívidas, o fim das férias e das festas, além da falta de planejamento para os objetivos do ano, a maioria das pessoas sente uma queda na motivação. A data é levada a sério no Reino Unido, onde é constatado um maior número de faltas no trabalho neste dia.

De acordo com a especialista em Psicologia da Saúde e Hospitalar, Nicole Cristino, a data pode favorecer as angústias e tornar o dia, de fato, mais triste que os demais. “A angústia pode se acentuar quando as demandas sociais como essas são impostas. Estar, por exemplo, aquém das expectativas e da realidade fantasiosa das celebridades nas redes sociais funciona frequentemente como gatilho para crises de angústia e de ansiedade em períodos como esses”, explicou.

Em razão dessa tendência, o primeiro mês do ano foi o escolhido para o projeto de atenção e cuidado à saúde mental: Janeiro Branco. “É importante aproveitar a simbologia do início de todo ano para incentivar as pessoas a pensarem a respeito das suas vidas, dos seus relacionamentos e do que andam fazendo”, destacou Nicole.

Veja 10 dicas para enfrentar o dia mais triste do ano:

Classificação Indicativa: Livre


Tags depressão tristeza blue monday janeiro branco