Saúde

Universidade recruta voluntários para testar eficácia da vacina contra Aids

Entenda o procedimento para o voluntariado  |  Divulgação / Portal Faculdade UFMG

Publicado em 06/02/2021, às 13h52   Divulgação / Portal Faculdade UFMG   Redação BNews

Uma boa notícia para a saúde mundial. A Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) está recrutando pessoas para receber vacinas na fase de teste contra o HIV. Serão cerca de 120 voluntários e o cadastro será até julho deste ano ou até que todas as vagas estejam ocupadas. Até quarta (04), 19 pessoas foram vacinadas em BH e 20 estavam em processo de triagem. 

Porém, esses vonlutários devem ser homens cisgênero ou pessoas trans que tenham relacionamento com homens cisgênero e/ou pessoas trans. A idade permitida para os testes vai de 18 até 60 anos e não está infectado pelo HIV. A previsão é que o estudo dure mais ou menos quatro anos. O início da inscrição foi há cerca de um ano, em dezembro de 2019, segundo o G1.

Além de Belo Horizonte, outros lugares também estão realizando essa testagem. Ao todo, 3.800 pessoas em oito países diferentes foram sorteadas e divididas igualmente entre os grupos de placebo e os grupos ativos. 

Toda a pesquisa, que é intitulada de mosaico, tem a colaboração financeira da Johnson & Johnson. O pesquisador responsável pelo estudo da UFMG, Jorge Andrade Pinto, diz que mesmo que a eficácia da vacina seja baixa, pode ajudar a frear o número de casos que constantemente vem aumentando. Quem receber a imunização, será vacinada duas vezes, a primeira que é a vetor viral e a segunda que contém a proteína gp140 do HIV. 

Entenda o procedimento:

- Os candidatos passam por avaliação clínica, incluindo exames
- Participação aprovada, o voluntário receberá quatro doses: duas vetor viral e duas contendo ambas vacina (viral e proteica) sendo aplicadas no intervalo de três meses
- Será acompanhado a cada três meses e, posteriormente, a cada seis meses
- Chegando nos 30 meses finais, será preciso ir à clínica 14 vezes para ser avaliado

Quem tiver interesse na participação do estudo como voluntário, deve entrar em contato pelo e-mail mosaico.minasgerais@gmail.com ou ligar para (31) 993313658 .

Classificação Indicativa: Livre


Tags minas gerais HIV vacinação aids saude imunização bnews