Saúde

Rede estadual de saúde promove vacinação contra poliomielite neste sábado (8)

Cerca de 3.600 serviços de saúde, com salas de vacina, vão funcionar   |  

Publicado em 03/06/2013, às 16h36      Redação Bocão News (Twitter:@bocãonews)

Sábado (8) acontece o dia D de Vacinação contra a Poliomielite, da campanha nacional que vai do dia (8) até o dia (21) de junho. A Secretaria de Saúde do Estado (Sesab) divulgou uma nota com as informações sobre a campanha que acontece no estado baiano.

Será neste sábado (8), o Dia D de Vacinação contra a Poliomielite. De acordo com Ministério da Saúde, este ano a campanha vai de 8 a 21 de junho, com o objetivo de imunizar, no país, quase 13 milhões de crianças na faixa etária de 6 meses a até os menores de cinco anos de idade (6 meses a 4 anos 11 meses e 29 dias), com meta mínima a atingir de 95% deste grupo. Na Bahia, devem ser vacinadas 974.776 crianças
nesta faixa etária.
 
Cerca de 3.600 serviços de saúde, com salas de vacina, estarão funcionando para atender à população mirim. De acordo com Fátima Guirra, coordenadora do Programa Estadual de Vacinações da Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), dez mil trabalhadores do SUS e voluntários estarão atuando neste sábado para que o sucesso da campanha. Em 2012, foram imunizadas 1.035.945 crianças menores de 5 anos, conseguindo uma cobertura vacinal de 95,86%.
 
O Brasil realiza em 2013 o 34º ano de Campanhas Nacionais de Vacinação contra a Poliomielite e o 24º ano sem a doença no país, estando livre do poliovírus desde 1990, e assim deve se manter até a concreta certificação mundial da erradicação deste agente infeccioso. Dessa forma, esta estratégia tem como objetivo garantir a não reintrodução
da doença no território brasileiro, com a manutenção de altas e homogêneas coberturas vacinais contra a poliomielite, tanto nas ações de rotina, como nas campanhas de vacinação e a adequada Vigilância das Paralisias Flácidas Agudas (PFA).
 
Dados da Organização Mundial de Saúde (OMS) demonstram que entre os anos de 2011 e 2012, 16 países registraram casos da doença, e na sua maioria, decorrente de importações do poliovírus selvagem de países endêmicos ou de países que restabeleceram a transmissão. Entre eles estão: Angola, Chade, República do Congo, Gabão, Costa do Marfim, Congo, China, Guiné, Kenia e Índia.

Foto: Divulgação

Classificação Indicativa: Livre


Tags Campanha criança vacinação Poliomielite