Saúde

Bahia confirma 40 casos de varíola dos macacos

A Bahia ainda tem 98 casos suspeitos  |  Reprodução/TV Anhanguera

Publicado em 23/08/2022, às 20h41   Reprodução/TV Anhanguera   Redação Bnews

Mais um caso de varíola dos macacos foi confirmado na Bahia nesta terça-feira (23) e o estado chega a 40 casos da doença. Esse último se trata de um residente de Salvador.  Os casos são: 31 em Salvador, 2 em Santo Antônio de Jesus; 1 em Cairu; 1 em Conceição do Jacuípe; 1 em Feira de Santana; 1 em Ilhéus; 1 em Juazeiro; 1 em Mutuípe e 1 em Xique. Além desses casos confirmados, a Bahia tem notificado 98 casos suspeitos, esperando resultado laboratorial.
 
O boletim com casos notificados e seus respectivos municípios está disponível nesse link.
 
Do gênero Orthopoxvirus e da família Poxviridae, a varíola dos macacos é uma zoonose viral e se assemelha a varíola humana. A doença começa com febre, dor de cabeça, dores musculares, dores nas costas, adenomegalia, calafrios e exaustão. 
 
Sua infecção é autolimitada com sintomas que podem durar de 2 a 4 semanas e podendo ser dividida em dois períodos. O primeiro é chamado de invasão, que dura de 0 a 5 dias com cefaleia, mialgia, dor das costas e astenia intensa. Já o segundo é a erupção cutânea que tem seu começo a partir de 1 e 3 dias após o aparecimento da febre e tem características clínicas semelhantes com varicela ou sífilis, com diferença na evolução uniforme das lesões.
 
Siga o TikTok do BNews e fique por dentro das novidades.

Classificação Indicativa: Livre


Tags Bahia Salvador Saúde casos macacos bnews varíola

Leia também


ANS registra 19,2 mil queixas contra planos de saúde em julho


Projeto que amplia rol da ANS deve ser votado na próxima terça-feira


Estado brasileiro atinge emergência de saúde pública por varíola dos macacos