Saúde

BNews Summer: Saiba quais são os cuidados necessários para proteger a pele tatuada durante a estação mais quente do ano

Verão: Especialista alerta para cuidados necessários com tatuagens na estação mais quente do ano  |  Divulgação / Studio Dudu Petersen

Publicado em 21/01/2026, às 06h00   Divulgação / Studio Dudu Petersen   Verônica Macedo

Durante a estação mais quente do ano, o verão, a pele passa por longos períodos de exposição ao sol, ao mar e ao cloro da piscina e, por isso, demanda cuidados especiais e contínuos. Para quem possui tatuagem, especialmente as mais recentes, essa atenção precisa ser redobrada.

O tatuador Dudu Petersen, fundador do studio que leva o seu nome em Salvador, alerta para a importância de seguir um protocolo adequado para preservar a saúde da pele e a qualidade da arte. No verão, as chamadas tattos, independente do tempo que foram feitas, são vulneráveis a queimaduras solares, que podem causar desbotamento, inflamação, falhas e até infecções.

Siga o BNews no Google e receba as principais notícias no seu celular

Nessa estação, os cuidados com tatuagens focam em proteger do sol (FPS alto e reaplicação), manter hidratada, evitar mar e piscina em novas tattoos (por 15-30 dias) e, mesmo em antigas, enxaguar após o contato com água, pois o sol desbota a tinta e a água (cloro e sal) pode infeccionar a pele. Uso de roupas leves para cobrir o local são essenciais para preservar o desenho e a saúde da pele. 

“Quando orientamos o afastamento da praia e da exposição ao sol, estamos focados na proteção da pele durante o processo de cicatrização. A exposição inadequada pode causar manchas, lesões e comprometer o resultado da tatuagem. A cicatrização é um processo, e esses cuidados contínuos garantem a beleza e a durabilidade do trabalho”, explica Petersen.

Classificação Indicativa: Livre


TagsSaúdeverãolimpezaexposiçãotatuagempelecuidadossolmarpiscinaarteHidrataçãocicatrizaçãoFPS

Leia também


Metade dos cursos de Medicina da Bahia é punida após resultado ruim no Enamed; veja ranking


Produtos de confeitaria contendo glitter e plásticco são suspensos pela Anvisa