Saúde
Publicado em 26/06/2026, às 19h53 Reprodução Alan Robert
A chegada do Ozivy, primeira semaglutida produzida no Brasil, marca a entrada de uma nova opção para o tratamento do diabetes tipo 2 no país. Para o médico Gabriel Almeida, escritor e professor de médicos em emagrecimento e reposição hormonal, o medicamento também representa um avanço no tratamento da obesidade, já que utiliza a mesma molécula presente em terapias já consolidadas.
Segundo Gabriel Almeida, a semaglutida atua de forma semelhante ao hormônio GLP-1, responsável por ajudar no controle da glicose, reduzir o apetite e aumentar a sensação de saciedade.
"A semaglutida se tornou uma das maiores revoluções no tratamento do diabetes tipo 2 e da obesidade nos últimos anos. Seus benefícios vão além da perda de peso, envolvendo também a melhora de diversos fatores de risco cardiometabólicos", afirma.
O médico explica que o Ozivy foi aprovado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para o tratamento do diabetes tipo 2. Ele informa que a semaglutida já possui indicação para o tratamento da obesidade em outras apresentações comercializadas no Brasil.
Apesar dos benefícios, Gabriel Almeida alerta que o medicamento não deve ser encarado como uma solução isolada. Segundo ele, os melhores resultados dependem de um tratamento associado à alimentação equilibrada, prática de atividade física, sono de qualidade e acompanhamento médico.
"Não existe medicamento milagroso. Quando bem indicada, a semaglutida pode ser uma ferramenta importante para ajudar pacientes a controlar o diabetes, perder peso e melhorar a qualidade de vida", conclui.