Saúde

Como o desafio popular de 'fumar cotonete' no TikTok pode causar mal à saúde dos jovens

Está viralizando no TikTok um desafio onde adolescentes queimam o algodão da haste e inalam a fumaça  |  Reprodução/Pixabay

Publicado em 08/11/2022, às 20h11   Reprodução/Pixabay   Cadastrado por José Ivan Neto

O mais novo desafio que está circulando na internet, de “fumar cotonete”, está viralizando no TikTok Brasil entre diversos usuários e vem preocupando pais, responsáveis e especialistas que vêm alertando os riscos à saúde causados pela trend. 

Por conta da queima do cotonete, ocorre a liberação de substâncias tóxicas que podem causar doenças respiratórias, e, devido ao uso prolongado, o surgimento de câncer

Nos vídeos, adolescentes acendem a haste flexível, que é conhecida como “cotonete” e, em seguida, inalam a fumaça produzida pela queima do algodão e do plástico da haste. 

"Estudos científicos ainda vão se aprofundar sobre os riscos, mas, em princípio, o plástico quando submetido à combustão libera substâncias comprovadamente cancerígenas. Ou seja, a exposição por um longo prazo pode aumentar, inclusive, o risco de câncer", alerta Cláudio Luiz Ferraz, pneumologista da BP - Beneficência Portuguesa de São Paulo.

Além disso, o algodão tem fibras orgânicas que, quando submetidas à queima, liberam substâncias tóxicas que causam inflamação. "Podendo ocasionar um estreitamento das vias aéreas, que pode provocar tosse, falta de ar, chiado no peito, broncoespasmos e internações", acrescenta o médico. Ainda pode haver uma queimadura nos lábios e na face caso o fogo se expanda após a queima do plástico. 

Desafios perigosos à saúde do jovem vêm se tornando frequentes na internet após o engajamento desse tipo de conteúdo crescer entre os internautas, como o Baleia Azul, que promovia o suicídio entre adolescentes, e o Momo, que também viralizou no TikTok, com uma obra de arte que assustava crianças.

Classificação Indicativa: Livre


Tags pulmão desafio bnews tiktok fumar cotonete

Leia também


Novembro Azul: Saiba como ter acesso a exames para prevenção e detecção do câncer de próstata


Consumo de ultraprocessados provoca 57 mil mortes por ano no Brasil, diz estudo


Secretária de Saúde convoca pais para vacinação de crianças contra poliomielite em Salvador