Saúde

Secretária de Saúde convoca pais para vacinação de crianças contra poliomielite em Salvador

Tomaz Silva/Agência Brasil)
O pronunciamento de Marcelo Queiroga, atual ministro da Saúde, gerou repercussão sobre a baixa taxa de vacinaação contra polio  |   Bnews - Divulgação Tomaz Silva/Agência Brasil)

Publicado em 07/11/2022, às 14h36 - Atualizado às 14h37   Cadastrado por José Ivan Neto


FacebookTwitterWhatsApp

Após a baixa adesão à Campanha Nacional de Vacinação contra Poliomielite, que alcançou apenas 54% do público-alvo, segundo o Ministério da Saúde, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) de Salvador convocou, através de uma nota, pais e responsáveis para levarem crianças de 2 meses até menores de 5 anos para vacinação. O atual ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, se pronunciou no último domingo (6) ao fazer um apelo para que os pais vacinem os filhos após a baixa taxa de vacinação. 

Em Salvador, as doses seguem sendo ofertadas nas unidades de saúde, de segunda a sexta-feira (com exceção de feriados), das 8h às 17h. De acordo com a nota, a procura dos pais pela vacina no 5º Centro de Saúde Clementino Fraga, nos Barris, é baixa. A coordenadora da unidade, Jamille Oliveira, reforçou a importância dos pais comparecerem às unidades, atualizando o calendário vacinal dos filhos. 

“O que a gente percebe é que há uma baixa adesão às campanhas de vacinação. A poliomielite é uma doença evitável, principalmente porque temos a vacina. Fazemos a convocação dos pais para que tragam seus filhos para vacinar, pois estamos vendo doenças que foram erradicadas, como pólio e sarampo, apresentando novos casos após 20 anos”. 

O titular da SMS, Decio Martins, também ressaltou a importância da vacinação e de como, após 30 anos da capital baiana estar livre da doença, ainda é importante seguir o calendário da vacinação. 

“A imunização é a única forma de evitar a doença. A campanha este ano teve uma baixa cobertura, seguindo o cenário nacional, com pouco mais de 150 mil crianças imunizadas. Portanto, é fundamental que os pais mantenham a caderneta de vacinação de rotina das crianças atualizada”. 

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp