Saúde

Maioria dos municípios brasileiros tem falta de vacinas, diz pesquisa

Segundo o levantamento, a vacina que mais falta nos estoques dos municípios é a contra a varicela (catapora)  |  Ilustrativa/Pixabay

Publicado em 28/12/2024, às 09h09 - Atualizado às 09h11   Ilustrativa/Pixabay   Yuri Pastori

Uma pesquisa da Confederação Nacional dos Municípios (CNM) revela um cenário preocupante de desabastecimento de vacinas nos municípios brasileiros. O levantamento pesquisou 2.895 municípios. Em 65,8% das cidades pesquisadas foi registrada a falta de pelo menos um imunizante, especialmente, a vacina contra a varicela (catapora).

O estudo, divulgado nesta sexta-feira (27), foi realizado pela Confederação no período de 29 de novembro a 12 de dezembro. Segundo o levantamento, em 1.516 municípios (52,4%) a vacina contra varicela estava ausente nos estoques. Em segundo lugar aparece a vacina contra a Covid-19 para adultos, que estava em falta em 736 cidades (25,4%), conforme noticiou a coluna Tácio Lorran do portal Metrópoles.

Siga o BNews no Google e receba as principais notícias no seu celular

Na terceira colocação está o imunizante DTP contra a difteria, tétano e coqueluche, que estava fora dos estoques em 520 cidades (18%), em média, há 60 dias. Os estados mais afetados são Santa Catarina, Ceará, Espírito Santo e Minas Gerais.

A responsabilidade por comprar e distribuir imunizantes aos estados e ao DF pelo Sistema Único de Saúde (SUS) é do Ministério da Saúde. Em nota, a pasta disse que "os estoques de vacinas no país estão abastecidos e que atendeu a todas as solicitações dos estados nos últimos meses do ano, garantindo a oferta de imunizantes e a proteção da população em todo o país”.

Assista ao programa Se7e da Matina da última sexta-feira (27):

Classificação Indicativa: Livre


TagsbrasilmunicípiosVacinasfaltabnews

Leia também


Febre Oropouche registra mais de 12 mil casos em 22 estados este ano


Coordenadora do Planserv destaca modernização do sistema e ampliação da rede no interior