Saúde

Mesmo com liminar da Justiça, família não consegue transferir paciente idoso que aguarda cirurgia na UPA

O paciente está internado desde o dia 7 de janeiro  |  Reprodução/Google Street View

Publicado em 18/01/2022, às 21h55   Reprodução/Google Street View   Redação BNews

Familiares de Reinaldo Leal dos Santos, de 83 anos, denunciam a Secretaria da Saúde do Estado (Sesab) por descumprir uma liminar que determina a transferência do paciente para a realização de uma cirurgia geral de urgência. Reinaldo, que está internado na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Cabula desde 7 de janeiro, sofre com colelitíase, convulsões, cardiopatia e valvulopatia mitral.

Ao BNews, a sobrinha do paciente, Priscila Leal, falou sobre a gravidade do caso. “Meu tio está com cálculo na vesícula e a bile já está espessa e pode estourar a qualquer momento e se isso acontecer ele vem a óbito. Ele está tomando medicação, o braço está inchado, sem conseguir pegar acesso, ele já está bem debilitado. Já liguei para procuradoria, Sesab, já não sei a quem recorrer, a liminar por si só já deveria fazer o estado cumprir a decisão e você fica de mãos atadas, se você procura o judiciário é porque você não tem mais como resolver”, disse.

A decisão cita que o relatório médico atesta que o paciente aguarda "vaga em UTI coronariana com recurso de diálise, cursa com piora clínica, disfunção renal grave e necessidade de suporte cardiológico para quadro de infarto agudo do miocárdio com supradesnivelamento do segmento ST".

Assinada pelo juíz Pedro Rogério Castro Godinho na última terça-feira (11), o documento pede que a transferência seja feita no prazo de 48 horas, sob pena de multa diária arbitrada em R$ 2 mil até o limite de R$ 60 mil a ser revertida em favor da parte autora.

Procura desde a última sexta-feira (14),  a Sesab não deu retorno até o fechamento desta matéria.

Classificação Indicativa: Livre


Tags Justiça Sesab transferência idoso paciente

Leia também


Leo Prates critica critério da Sesab para distribuição da vacina infantil


Número de casos de pacientes com problemas vasculares na rede pública preocupa Sesab