Coronavírus

Leo Prates critica critério da Sesab para distribuição da vacina infantil

Paulo M. Azevedo/BNews
De acordo com o secretário municipal de Saúde, doses da vacina infantil destinadas a Salvador devem acabar ainda hoje  |   Bnews - Divulgação Paulo M. Azevedo/BNews

Publicado em 15/01/2022, às 12h33 - Atualizado às 12h49   Léo Sousa


FacebookTwitterWhatsApp

O secretário de Saúde de Salvador, Leo Prates, criticou em entrevista ao BNews durante a vacinação de crianças na Arena Fonte Nova, na manhã deste sábado (15), a distribuição de doses da vacina infantil no estado.

De acordo com o titular da SMS, pelo número de habitantes, a capital baiana deveria ter recebido mais de 4 mil doses a mais do que a quantidade enviada pela secretaria estadual da Saúde (Sesab).

Leia também: 'Alívio e esperança': pais celebram, enfim, a vacinação de filhos crianças

"Infelizmente o ministério só mandou para a Bahia 88 mil doses e infelizmente eu ainda não consigo entender o critério que foi adotado pela Sesab. Das 88 mil doses, a gente só recebeu 12,7 mil. Na nossa opinião, o critério mais justo é o critério populacional. Salvador representaria cerca de 20% da população, o que nos daria cerca de 17 mil doses", afirmou.

Segundo Prates, pela quantidade ofertada ao município, a previsão é que as doses do imunizante para crianças de 5 a 11 anos acabe até as 14h de hoje.

"A gente está bastante entristecido com isso, porque nós montamos um dia de vacina pra vacinarmos 50 mil crianças e só temos 12,7 mil [doses]. Tivemos que reduzir o número de postos [...] Eu não posso colocar cinco vacinas por posto, dez vacinas por posto. Então a gente teve que reduzir o número de postos pelo baixo volume de doses", lamentou o secretário.

Siga o BNews no Google Notícias e receba os principais destaques do dia em primeira mão!

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp