Coronavírus

'Alívio e esperança': pais celebram, enfim, a vacinação de filhos crianças

Paulo M. Azevedo/BNews
Em Salvador, vacina contra o novo coronavírus começou a ser aplicada em crianças de 5 a 11 anos neste sábado (15)  |   Bnews - Divulgação Paulo M. Azevedo/BNews

Publicado em 15/01/2022, às 10h48 - Atualizado às 12h46   Léo Sousa


FacebookTwitterWhatsApp

Após uma longa espera, pais brasileiros de crianças de 5 a 11 anos puderam, enfim, levar seus filhos para se vacinar contra a Covid-19.

Em Salvador, a imunização infantil teve início neste sábado (15). Ao BNews, na Arena Fonte Nova, pais resumiram o sentimento: alívio e esperança.

"A sensação que a gente tem é de alívio, porque só faltavam as crianças. Com o retorno das aulas, acho de suma importância que eles pelo menos tenham a primeira dose. Porque a gente tá vendo o número de casos pediátricos de Covid aumentando, então acho que é importantíssimo esse pontapé inicial. É um sentimento de alívio e de esperança de que as coisas vão começar a caminhar", descreve Malu Monteiro, mãe do pequeno Paulo Roberto, de 11 anos.

Malu e o filho, Paulo Roberto
Malu e o filho, Paulo Roberto - Foto: Paulo M. Azevedo/BNews

Para a mãe de João Pedro (11), Deisilane Xavier, a sensação de ver o filho se vacinar contra a Covid-19 é de segurança.

"É um sentimento de felicidade, segurança. A gente tá passando por uma situação difícil no país. E é bom para as crianças esse momento, mais essa segurança que vai dar para os pais", comemora.

"Eu já estou com minha terceira dose, meu marido também; o irmão dele com a segunda e ele agora com a primeira. Mais saúde pra que a gente dê seguimento às coisas", acrescenta a mãe.

A imunização também foi celebrada pela própria criançada. Para Valentina, de 11 anos, é "legal" enfim receber a vacina após ver os pais e demais adultos serem imunizados. "Doeu um pouco, mas foi rápido", descreveu.

Valetina, de 11 anos, celebrou a aplicação da vacina
Valentina, de 11 anos, celebrou a aplicação da vacina - Foto: Paulo M. Azevedo/BNews

Espera

A vacinação de crianças de 5 a 11 anos no Brasil foi autorizada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) no dia 16 de dezembro.

Após impasses quanto à regulamentação da imunização dessa faixa etária pelo Ministério da Saúde, as primeiras doses da vacina infantil chegaram a Salvador na noite de ontem (14).

Esquema

A estratégia de vacinação infantil na capital baiana, hoje, teve início às 8h e vai até as 16h. Ao todo, oito pontos fixos realizam a aplicação da dose - três dele exclusivos para crianças com deficiência.

Siga o BNews no Google Notícias e receba os principais destaques do dia em primeira mão!

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp