Saúde

Primeira morte por varíola dos macacos no Brasil é confirmada pelo Ministério da Saúde

A vítima era um homem de 41 anos com baixa imunidade. País já tem mais de mil casos da doença registrados  |  Divulgação

Publicado em 29/07/2022, às 12h07   Divulgação   Redação

A primeira morte em decorrência de complicações da doença transmitida pelo vírus da varíola dos macacos, no Brasil, foi confirmada pelo Ministério da Saúde nessa sexta-feira (29). Um homem de 41 anos, com baixa imunidade, morreu nessa quinta-feira (28) em Uberlândia, Minas Gerais.

De acordo com o Portal Metropoles, a confirmação foi feita pelo secretário de Vigilância em Saúde do Ministério, Arnaldo Medeiros. Ele disse também que não existem outros óbitos em investigação.

O Brasil já possui 1.066 casos confirmados da doença divididos em 16 estados, segundo o último boletim divulgado pelo Ministério da Saúde. Após definir o cenário brasileiro como de emergência a saúde pública no último sábado (23), o Ministério inaugurou nessa sexta (29) o Centro de Operações de Emergências (COE) para acompanhar o desenvolvimento da doença.

Com os avanços no número de casos registrados, o governo iniciou as tratativas para compra da vacina contra o vírus da varíola do macaco com a Organização Pan-Americana de Saúde (Opas). Apenas um laboratório fabrica a vacina no mundo: a empresa dinamarquesa Bavarian Nordic, que não tem representante no Brasil.

Siga o TikTok do BNews e fique por dentro das novidades.

Classificação Indicativa: Livre


Tags Saúde minas gerais ministério da saúde OMS uberlândia Varíola dos macacos primeira morte confirmada no brasil

Leia também


Anvisa cria Comitê Técnico da Emergência para Varíola dos Macacos


OMS aconselha redução de parceiros como prevenção à varíola dos macacos


Salvador tem 5 casos de varíola dos macacos; saiba onde buscar atendimento