Saúde

Saiba quando começa campanha da vacinação contra a dengue pelo SUS

Confira detalhes sobre a vacina contra dengue no SUS  |  Reprodução EPTV

Publicado em 23/12/2023, às 17h42   Reprodução EPTV   Rafael Albuquerque

O Sistema Único de Saúde (SUS) vai ofertar, a partir de fevereiro, a Qdenga, vacina contra a dengue. O anúncio da incorporação ao Programa Nacional de Imunizações (PNI) foi feito pelo Ministério da Saúde na quinta-feira (21).

 

Inscreva-se no canal do BNews no WhatsApp!

 

Apesar de já haver uma vacina contra a dengue aprovada para uso no país, a Qdenga será a primeira oferecida no sistema público.

 

Trata-se de um imunizante contra a dengue desenvolvido pelo laboratório japonês Takeda Pharma. O registro do imunizante foi aprovado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) em março deste ano.

 

A vacina contém vírus vivos atenuados da dengue. Por isso, ela induz respostas imunológicas contra os quatro sorotipos do vírus da dengue.

 

De acordo com a Anvisa, a Qdenga é indicada para pessoas de 4 a 60 anos. Não foram feitos estudos para avaliar a eficácia da vacina em pessoas com mais de 60 anos.

 

Além disso, podem se vacinar com a Qdenga tanto quem já teve dengue, quanto quem nunca foi infectado. Essa é a primeira vacina liberada no país para pessoas que nunca entraram em contato com o vírus da dengue.

 

Segundo informações da Agência, não podem ser imunizados com a vacina quem tem alergia a algum dos componentes, quem tem o sistema imunológico comprometido ou alguma condição imunossupressora, ou gestantes e lactantes.

Classificação Indicativa: Livre


Tags dengue sus sistema único de saúde

Leia também


Suspeita de envenenar ex-sogro e a mãe dele acumula frustrações na carreira; saiba mais


Ministério da Saúde incorpora vacina contra dengue ao SUS