Saúde
Publicado em 26/08/2026, às 22h36 Divulgação/Anvisa Mariana Cedrim
A Sociedade Brasileira de Diabetes aunciou, nesta quarta (26), que o Brasil vai começar a rastrear pacientes com diabetes tipo 5. A medida inédita na saúde brasileira, terá como alvo inicial as regiões Norte e Nordeste, que concentram mais casos de pessoas em insegurança alimentar e desnutrição.
Especialistas acreditam que pessoas com o tipo 5 podem estar recebendo tratamento do tipo 1 e que haja no país um número relevante de pacientes diagnosticados com a tipologia incorreta da doença.
A vice-presidente da Federação Internacional de Diabetes (IDF, na sigla em inglês) e membro da SBD, Hermelinda Pedrosa, explicou que o tema voltou a ser pauta durante uma reunião de especialistas na Índia. "Convencionou-se de forma unânime chamar esse diabetes de tipo 5 porque ele é diferente de todos os demais catalogados até hoje."
A preocupação da SBD é que um paciente com tipo 5 tratado como tipo 1 pode receber doses de insulina muito maiores que o necessário e a aplicação de insulina além do necessário pode provocar hipoglicemia, o que pode causar confusão, convulsões, perda de consciência, coma e até morte.
Adeus, Ozempic caro? Anvisa aprova novas canetas emagrecedoras e briga por preços deve começar; veja lista
Chegada do Ozivy pode transformar tratamento do diabetes e da obesidade no Brasil, avalia médico