Saúde

Sozinho ou acompanhado: Sexo traz inúmeros benefícios à saúde; confira

O sexo traz inúmeros benefícios à saúde, de acordo com a sexóloga clínica, Mayara Magalhães  |  Arquivo pessoal

Publicado em 08/04/2022, às 06h00   Arquivo pessoal   Yasmim Barreto

Uma troca entre dois ou mais corpos e até sozinho, o sexo é um tema que atrai a atenção e vontade das pessoas. Mas, além da intimidade, esse ato também traz muitos benefícios para a saúde e bem-estar de quem o pratica. De acordo com a sexóloga clínica, Mayara Magalhães, o sexo é um ótimo remédio para a saúde.

“Perde calorias, ganha imunidade. Reduz o estresse, melhora de humor. Os benefícios de uma vida sexual ativa aparecem em curto, médio e longo prazo. Não há dúvidas. Sexo é bom e ainda faz bem para a saúde”, afirmou Mayara Magalhães.

Ao BNews, a especialista listou 10 benefícios de ter uma vida sexual ativa. Além disso, ressaltou que as vantagens de o praticar aparecem a curto, médio e longo prazo. Confira abaixo:

  1. Ajuda a reduzir dor e diminui as cólicas menstruais;
  2. Diminui o estresse (reduz as taxas de cortisol);
  3. Melhora o sono;
  4. Fortalece o sistema imunológico;
  5. Alivia sintomas alérgicos ao diminuir a produção do IGe (imunoglobulina E);
  6. Aumenta a ocitocina, hormônio do afeto e do amor, que tem efeitos sedativos no orgasmo, além de aumentar a confiança interpessoal;
  7. Produz dopamina, um neurotransmissor que ativa o centro de recompensa do cérebro, gerando satisfação, melhorando a capacidade de concentração e até elucidando as ideias;
  8. Produz endorfina e serotonina, responsáveis pela sensação de bem-estar e pelo bom humor, o que reduz o risco de depressão;
  9. Melhora a circulação sanguínea e os tônus muscular na região íntima, prevenindo condições de saúde como incontinência urinária;
  10. Deixa a pessoa mais feliz. “Sim! O funcionamento sexual é preditor da satisfação com a autoimagem, segurança e autoestima”, completou a sexóloga.

O que é ter uma vida sexual ativa?

Desfrutar das vantagens do sexo independe de estar acompanhada ou não. Conforme a sexóloga, é possível sentir prazer sozinho.

“A auto estimulação (ou masturbação) é fonte de bem-estar físico e psicológico e uma forma saudável de lidar com a sexualidade em qualquer fase da vida (até mesmo quando se está comprometido). Essa prática também ajuda a conhecer o próprio corpo. Isso é muito importante principalmente para as mulheres. Estudos apontam que a mulher que não se masturba, tem mais dificuldade de chegar ao orgasmo”, expliou Mayara Magalhães.

Além disso, manter a vida sexual ativa pode ser uma realidade em qualquer idade da vida. Para a especialista, o envelhecimento causa mudanças na reposta sexual, todavia, é preciso encarar as alterações com naturalidade e “garantir o prazer até o fim da vida”.

Siga o BNews no Google Notícias e receba as principais notícias do dia em primeira mão!

Classificação Indicativa: Livre


Tags Saúde sexóloga Sexo traz inúmeros benefícios