BNews Turismo

Concessionária e Gol não se entendem sobre transtorno causado por caranguejos em pista de Aeroporto

Voo da Gol teve que arremeter por causa de "animais" na pista; versão da concessionária Zurich Airport Brasil é diferente  |  Divulgação

Publicado em 22/03/2023, às 15h56   Divulgação   Rafael Albuquerque

Um voo da Gol Linhas Aéreas que partiu do aeroporto de Santos Dumont (SDU), no Rio de Janeiro, em direção a Vitória (VIX), realizado na noite de segunda-feira (20), passou por uma situação no mínimo inusitada. O avião teve que arremeter - ato de descontinuar um procedimento de aproximação da pista - em decorrência da presença de - pasmem - caranguejos na pista de pouso.


"Boa noite, senhoras e senhores passageiros, é o comandante falando. Infelizmente, não foi possível o nosso pouso em Vitória. Acredite se quiser, a aeronave que pousou um pouco a nossa frente reportou uma quantidade absurda de caranguejos na pista [risos], acredite se quiser", teria dito o comandante do voo.


O problema é que a companhia aérea e a empresa que administra o aeroporto da capital do Espírito Santo, a Zurich Airport Brasil, não se entendem sobre como, de fato, a história curiosa se desenrolou.


A Gol confirmou ao BNews Turismo, através de nota oficial, que o voo 2094 arremeteu "durante o seu processo de aterrissagem na capital capixaba", e se limitou a afirmar que o fato se deu em decorrência de "animais na pista". Questionada se os animais eram caranguejos, a companhia aérea se negou a responder, mantendo a versão de que "A GOL está se manifestando sobre esse tema por meio da nota enviada" sem, mais uma vez, especificar a espécie dos animais encontrados na pista. 

 

Clique aqui e se inscreva no canal do BNews no Youtube!


A empresa reiterou que "todo o procedimento seguiu os protocolos de Segurança, valor número 1 da Companhia. Depois de liberada a pista, a aeronave retomou sua posição e pousou em Segurança às 23h06, hora local, sem nenhum atraso em relação à previsão inicial do horário de pouso".


Já a Zurich Airport Brasil, indo de encontro à versão da Gol, confirma que se tratou da espécie caranguejo. Mas afirmou, para surpresa geral, que "foi verificada a presença de 1 caranguejo na pista". Questionada pela reportagem se apenas um caranguejo teria atrapalhado a operação no aeroporto, a assessoria da Zurich Airport Brasil confirmou a informação e, inclusive, mandou uma foto do bicho (abaixo), que "foi retirado e solto em um mangue próximo".

 


Em nota, a concessionária que administra o Aeroporto de Vitória explicou a situação: "a equipe de fauna do aeroporto foi acionada. Este é o procedimento padrão previsto para esses casos. Logo após a retirada do animal, as operações seguiram regularmente. A aeronave do vídeo pousou cerca de 10 minutos depois do speech do comandante. Ocorrência por volta de 23h10 de segunda-feira".

Classificação Indicativa: Livre


Tags Vitória Gol gol linhas aéreas Caranguejo bnews Caranguejos bnews turismo voe gol Zurich Airport Brasil aeroporto de vitória

Leia também


Caranguejos na pista de aeroporto impedem pouso de avião; veja vídeo


GOL abre novas rotas para importantes polos econômicos no interior de São Paulo