Artigo

Quem manda em minha boca sou eu…

Imagem Quem manda em minha boca sou eu…
Torno a repetir como já assim o fiz, citando Chico Buarque: “E a gente vai levando de teimoso e de pirraça”  |   Bnews - Divulgação

Publicado em 11/05/2020, às 06h30   Victor Pinto


FacebookTwitterWhatsApp

As quantas não larguei essa frase durante minha infância?! Quem cala boca já morreu, quem manda em minha boca sou eu. Sim! E é isso mesmo. Quantos morreram há anos para termos o direito de nos manifestar? E se a gente se presta a opinar contra ou a favor de qualquer situação, discurso, objeto, persona, isso acontece graças a nossa liberdade de expressão, seja qual for, destaco mais uma vez. 

O episódio em que Bolsonaro manda um repórter calar a boca é grosseiro, sem educação, é de um ar de ditador travestido de Presidente da República. Aponta tanto o medo do Brasil virar uma Venezuela, que nos aspectos da comunicação o inquilino do Planalto tem seguido o mesmo rumo. 

Eu comunico o que quero, mas arco com a responsabilidade disso. Eu pergunto o que eu quiser e a outra responde se assim desejar. Simples!

Eu não canso de repetir isso: em seu discurso pós eleição, com a Constituição ao lado, Bolsonaro se colocou como um ferrenho defensor da CF, chegou a citá-la em entrevistas, numa analogia, como sua bíblia. De fato deveria ser não só de todo e qualquer presidente, mas da população. E ele a rasga página por página. Quer uma Constituição só sua? Nos seus modos? Na sua interpretação? 

Não há como não se lembrar de George Orwell em seu livro Revolução do Bichos (1945). Os animais, todos juntos, tomam a fazenda com sete leis que os embasavam na revolução. Com a tomada de Napoleão (o porco) ao poder, as normas basilares eram mudadas ao seu prazer até que todos os demais, mergulhados pelas novas imposições, esqueciam a essencial do movimento. Tornaram a ser escravos e trabalhar mais do que trabalhavam para os humanos. Creio que é isso que ele quer fazer. Não há outra explicação plausível…

Seu principal novo apoiador e articulador é o Centrão - quem diria que Bolsonaro iria negociar à luz do dia com o Centrão e fazer uso do toma lá da cá que tanto pregou contra na campanha. Roberto Jefferson, do PTB - Getúlio Vargas deve se revirar no túmulo -, afirmou no Twitter que Bolsonaro precisa demitir os 11 ministros do STF, senão cai. ORA, ORA, ORA! Vai rasgar a bíblia/CF, Bolsonaro?

Vamos lá, vamos refrescar a memória: o artigo 5º nos diz que somos todos iguais perante a lei e lá no inciso IV fala ser “livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato”; ou lá no inciso IX que nos mostra ser “livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença”. 

E o mais claro e lúcido, artigo 220 também da Constituição: “a manifestação do pensamento, a criação, a expressão e a informação, sob qualquer forma, processo ou veículo não sofrerão qualquer restrição, observado o disposto nesta Constituição”.

Já escrevi outras vezes como todos nós jornalistas somos atacados, principalmente os especializados na cobertura política, mas nunca tanto como agora. E torno a repetir como já assim o fiz, citando Chico Buarque: “E a gente vai levando de teimoso e de pirraça”.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp