BNews Pet

Deputado federal baiano solicita criação de Delegacia Nacional Eletrônica de Proteção Animal

Divulgação/Câmara dos Deputados
Bnews - Divulgação Divulgação/Câmara dos Deputados

Publicado em 03/11/2021, às 20h04   Redação Bnews


FacebookTwitterWhatsApp

O deputado federal Márcio Marinho (Republicanos-BA) solicitou, junto ao Ministério do Meio Ambiente e ao Ministério de Justiça e Segurança Pública, por meio da apresentação da Indicação 1214/2021, a implementação da Delegacia Eletrônica de Proteção Animal em instância nacional.

Leia mais: Denúncias de maus-tratos contra animais podem ser feitas em delegacia virtual na Bahia

De acordo com o texto, a medida contribuirá para maior celeridade e eficiência na apuração das infrações praticadas contra o meio ambiente, como os crimes de maus-tratos e crueldade contra animais, bem como outros atos lesivos à fauna e à flora. 

“Apesar da iniciativa já ser uma realidade em vários estados do país, entendo que a implementação em instância nacional especializada garantirá mais segurança e praticidade na comunicação de ocorrências”, afirma o parlamentar.

Ele destaca ainda que a denúncia por infração pode ser realizada por qualquer pessoa através do portal eletrônico. “Tenho certeza que minha solicitação será atendida pelo Poder Executivo, dada a relevância da implantação desse órgão”. 

Dos crimes 
Várias condutas podem caracterizar crimes contra animais, tais como: abandonar, ferir, mutilar, envenenar, manter em locais pequenos sem possibilidade de circulação e sem higiene; não abrigar do sol, chuva ou frio, não alimentar, não dar água, negar assistência veterinária, dentre outros.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp