Cultura

Presidente do Ilê Aiyê acusa funcionária da Petrobras de racismo após empresa deixar de patrocinar bloco

Reprodução
Bnews - Divulgação Reprodução

Publicado em 26/11/2021, às 11h37   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

O presidente e fundador do bloco Ilê Aiyê, Vovô do Ilê, em entrevista na Rádio Metrópole nesta sexta-feira (26), disse que já perdeu grandes patrocínios por causa de racismo, inclusive da Petrobras, maior estatal do Brasil.

“Tivemos por um bom tempo o patrocínio da Petrobras, mas ele foi encerrado em 2015 e isso ocorreu por causa de uma funcionária racista, ela perseguia muito o Ilê e insinuou que não estávamos sendo corretos. Eu conversei e expliquei que eles precisam vir à periferia pra entender como as pessoas da comunidade vivem. Tem criança aqui que é filho de pai envolvido com droga, mãe com problemas de alcoolismo e são criados por outros, como avós, tios”, contou.

Para Vovô, a funcionária queria que, especificamente, “os pais assinassem um documento”. “Mas muitas vezes isso não era possível. Eu tentava explicar para o pessoal que vinha aqui fazer a fiscalização, mas como tudo era lá no Rio de Janeiro, não entenderam e eles decidiram por encerrar o apoio”, completou.

Ensaios - Quem estava com saudade de ouvir de perto as batidas e sentir toda negritude do Ilê Aiyê já pode se programar para o próximo domingo (28).

O grupo retoma os ensaios na Senzala do Barro Preto, no bairro do Curuzu, a partir das 15h, mais de um ano depois da suspensão dos eventos por causa da pandemia de covid-19.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp

Tagsbnews