Feriado / 2 de Julho

Líder da bancada baiana diz que ida de Moro a CCJ é “mais um episódio da crise do atual governo”

Arquivo BNews
Em entrevista ao BNews, Daniel Almeida também comentou a ausência de Rui Costa no 2 de julho e uma eventual ida de Leo Prates para o PC do B   |   Bnews - Divulgação Arquivo BNews

Publicado em 02/07/2019, às 11h55   Tamirys Machado e Marcos Maia



O deputado federal e líder da bancada baiana na Câmara em Brasília, Daniel Almeida avalia que a ida do ministro da Justiça Sergio Moro a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara dos Deputados consiste em “mais um episódio da crise do atual governo”.

O ex-juiz da Lava Jato terá de explicar na tarde desta terça-feira (2) as mensagens atribuídas a ele em conversas com procuradores da Operação Lava Jato e publicadas pelo site The Intercept Brasil. Em entrevista ao BNews durante o cortejo do 2 de julho, Almeida defendeu que o ministro da Justiça de Jair Bolsonaro já deveria de ter deixado o cargo.

“Como ele pode, comandando a polícia federal, assegurar uma investigação isenta destes episódios todos?”, ponderou. Ele acredita que Moro terá muita dificuldade para explicar o teor das mensagens obtidas pelo The Intercep Brasil.

Almeida avalia que o material divulgado deixa o  ministro cada vez mais comprometido com o que descreveu como “conluio que se formou  para condenar Lula e tirá-lo da disputa eleitoral”. “Acho que a presença dele hoje na CCJ é uma possibilidade de explicitar a falta de condições dele em continuar ministro”, opinou. 

Ausência

O deputado também disse que a ausência do governador Rui Costa ao cortejo do 2 de julho não enfraquece o grupo político do chefe do executivo estadual, entregando o protagonismo político da festa ao prefeito ACM Neto (DEM) e sua turma. 

“Esse é apenas um episódio. O governador sempre participou, valorizou o 2 de julho e tem identidade com a Bahia. Não vejo nenhuma possibilidade de isso significar um aproveitamento para um ou outro”, disse. Ele argumentou que a ausência do governador é justificada, em razão de uma viagem á Espanha. 

O petista embarcou para Madrid na noite do último domingo (30) para conhecer o Serviço de Urgências Médicas da cidade e se reunir com empresas dos setores de infraestrutura, telefonia e aviação. “Ele foi cumprir uma agenda de interesse da Bahia. Buscar recursos, desenvolvimento e empregos para a Bahia”, exemplificou. 

Prates

Por fim, o líder da bancada baiana na Câmara disse que está disposto a discutir uma eventual filiação do secretário municipal de Promoção Social e Combate à Pobreza (Sempre), Leo Prates (DEM) ao PC do B. “Não conheço nada em Leo Prates que não seja a diferença de caráter político e ideológico. Ele é uma pessoa que trabalha, que tem alguma trajetória na vida política. Portanto, esse diálogo é absolutamente natural. Se quiser vir para o nosso projeto, será bem-vindo”, concluiu.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp