Feriado / 7 de setembro

Presidente do STF avisou Planalto de que pedirá GLO se manifestantes ameaçarem sede do Supremo

Nelson Jr./SCO/STF
Bnews - Divulgação Nelson Jr./SCO/STF

Publicado em 07/09/2021, às 11h16   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Luiz Fux, solicitou reforços na segurança à Polícia Militar do Distrito Federal e acionou o comandante militar do Palácio do Planalto, general Rui Yutaka Matsuda, e avisou: se os manifestantes colocassem a sede do tribunal em risco, ele pediria a Jair Bolsonaro o envio do Exército e a instalação de uma operação de Garantia da Lei e da Ordem ou GLO. O presidente da República foi avisado, de acordo com o jornal O Globo.

Fux confirmou ter tomado a iniciativa na noite de segunda, após os manifestantes que chegaram a Brasília romperem as barreiras de contenção colocadas pela PM na entrada da Esplanada dos Ministérios para proteger a Praça dos Três Poderes.

As cenas deixaram bem tensos vários líderes no Congresso e mais ainda o serviço de segurança do Supremo, já que o tribunal é o foco principal dos protestos. Depois da invasão, o Batalhão de Choque da PM de Brasília reforçou a reforçado a segurança na área.

As GLOs são operações especiais de segurança do Exército, permitidas pelo artigo 142 da Constituição, constantemente invocado pelos bolsonaristas para defender intervenção militar no Brasil. O texto do artigo não abre espaço para a intervenção e nem justifica o Exército agir de moto próprio como um moderador dos poderes, como os bolsonaristas defendem, mas estabelece que cabe ao Exército, "destinam-se à defesa da Pátria, à garantia dos poderes constitucionais e, por iniciativa de qualquer destes, da lei e da ordem".

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp