Feriado / 7 de setembro

Defile 7 de Setembro provoca operação especial em diversos setores de Salvador

Divulgação
Prefeitura montou um esquema especial nas áreas de trânsito, limpeza, fiscalização e segurança  |   Bnews - Divulgação Divulgação

Publicado em 07/09/2014, às 06h59   Redação Bocão News (twitter: @bocaonews)



Uma verdadeira operação especial foi montada pela Prefeitura de Salvador para realização do desfile tradicional de Sete de Setembro no próximo domingo. Entre os órgãos envolvidos no esquema de organização e execução das homenagens estão Transalvador, Limpurb, Sucom, Guarda Municipal, entre outros. 
Trânsito
O desfile que será realizado entre a Rua da Graça e a Praça Municipal, e vai envolver cerca de 6.600 pessoas, sendo 4.800 militares e 1.800 civis, inicia a programação bem cedo, a partir das 8 horas da manhã. Por isso, desde as 4h, estarão interdidatas as seguintes vias:  Av. Euclídes da Cunha, Largo da Graça, Rua da Graça, Av. Sete de Setembro (Ladeira da Barra, sentido Bairro-Centro  - Largo da Vitória; Corredor da Vitória; Largo do Campo Grande; Passeio Público; Mercês; Rosário; Piedade; São Pedro; São Bento), Rua do Paraíso (trecho entre a Av. Sete de Setembro e a Rua Professor Américo Simas), Praça Castro Alves, Rua Chile, Rua da Ajuda, via que margeia a Praça da Sé, Largo do Terreiro de Jesus, Rua da Misericórdia, Ladeira da Praça, Ladeira da Montanha, Ladeira da Conceição da Praia, Rua Conceição da Praia, Rua Carlos Gomes, Rua da Forca e Rua Forte de São Pedro.
Com isso, a Superintendência de Trânsito e Transporte de Salvador (Transalvador) orienta aos  veículos em geral, com destino às proximidades do centro da cidade, deverão utilizar as avenidas Lafayette Coutinho (Av. Contorno), Vale dos Barris e Dr. J. J. Seabra (Baixa dos Sapateiros). Já os motoristas que seguem da Av. Princesa Leopoldina com destino à Graça terão como opção de tráfego a Av. Reitor Miguel Calmon / Vale do Canela.
O acesso das autoridades à Praça Dois de Julho será por meio de via exclusiva, na Rua Banco dos Ingleses, a partir das 6h do domingo. Os veículos, devidamente identificados e em atividade, como bombeiros, ambulâncias e polícias, terão livre trânsito e estacionamento. O acesso de moradores às vias interditadas será feito mediante comprovação de endereço, através de contas de telefone, água, energia elétrica, etc. Os demais veículos só terão acesso ao entorno do desfile, mediante credencial (Trânsito Livre), fornecida pela Transalvador.
Limpeza
Um efetivo de 133 agentes e chefes de fiscalização da Empresa de Limpeza Urbana (Limpurb), atuarão desde o Corredor da Vitória, Campo Grande, Politeama de Cima, Politema de Baixo, Avenida Sete de Setembro, Avenida Carlos Gomes, Rua Chile, Praça Castro Alves até a Praça da Sé. A coleta, catação, varrição e lavagem das vias receberá o apoio de 86 equipamentos. Além disso, serão instalados 73 sanitários químicos, localizados no Largo da Vitória  (em frente a McDonalds), Campo Grande, Jardim Suspenso, Passeio ao lado do Sebrae, Beco das Quebranças, Largo da Piedade e Praça Castro Alves.
Segurança
Será realizado o patrulhamento e rondas nas Praças do Campo Grande, Municipal, Piedade, além do Elevador Lacerda, Terreiro de Jesus e todo  Centro Histórico por cerca de 200 homens da Guarda Municipal. Os agentes  vinculados à Superintendência de Segurança Urbana e Prevenção à Violência (Susprev) também darão apoio à Transalvador nos bloqueios e interdições de vias na região.
Fiscalização
A fiscalização da estrutura do evento e poluição sonora será realizada por agentes da Superintendência de Controle e Ordenamento do Uso do Solo do Município (Sucom). Já os ambulantes serão reordenados semelhante às demais festas de rua, com horário das 8h às 17h. Cerca de 32 agentes estarão de plantão para operação. 
O desfile 
A abertura será realizada às 8h15 pelo comandante do 2º Distrito Naval, vice-almirante Luiz Henrique Caroli. Em seguida, às 8h55, serão hasteadas as bandeiras do Brasil, da Bahia e de Salvador, respectivamente pelo governador Jaques Wagner, por Caroli e pelo prefeito ACM Neto no palco montado no Campo Grande.  O desfile começará as 9h entre o Corredor da Vitória e a Praça Municipal. Irão desfilar  tropas militares, instituições civis, ex-Combatentes, seguidos pela Marinha, Exército, Força Aérea, Polícia Militar da Bahia, Guarda Municipal de Salvador, Salvamar, escolas e instituições civis, viaturas militares e cavalaria da Polícia Militar da Bahia.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp