A Fazenda 14

‘A Fazenda 14’ gera questionamento se é certo chamar Deolane Bezerra de ‘doutora’; entenda

Reprodução/ Record TV
A nomenclatura de Deolane Bezerra causou um burburinho no reality  |   Bnews - Divulgação Reprodução/ Record TV

Publicado em 27/09/2022, às 15h46   Redação Bnews


FacebookTwitterWhatsApp

Conhecida por seu bordão “Esquece, a doutora tá estourada!”, Deolane Bezerra gerou um questionamento em Bárbara Borges, na tarde da última segunda-feira (26), na sede de ‘A Fazenda 14’. A peoa afirmou que não entende o motivo das pessoas chamarem a advogada de ‘doutora’ na casa.

“Eu fico vendo todo mundo chamar ela de 'doutora'. Eu não vou chamar ela de 'doutora', gente! Nem a minha advogada eu chamo de 'doutora'. Vou chamar de Deolane. Eu tenho muita preguiça! Ai, que saco!”, reclamou a atriz.

Internautas chegaram até a questionar se era certo chamar a influenciadora de ‘doutora’, assunto que foi respondido por ela mesma durante a farofa da Gkay, no ano passado. A loira afirmou que era “doutora por excelência” e acrescentou: “Vá reclamar com Deus, com Dom Pedro que nos concedeu o título”.

Na ocasião, a viúva de MC Kevin citou um decreto assinado pelo então imperador, Dom Pedro 1º em 1827, em que afirma que todos os advogados brasileiros deveriam ser chamados de doutores. Entretanto, o assunto ainda é discutido entre diversos advogados.

Em entrevista à BBC, o professor de direito da USP, Otávio Luiz Rodrigues, reforça que o doutor é, realmente, quem tem doutorado. “Não houve revogação expressa do decreto. Mas pelas legislações posteriores, que trataram de títulos acadêmicos, o título de doutor passou a ser concedido somente a pessoas que possuem doutorado”, afirmou ele.

“Interpretar um decreto legislativo de 1820 com os costumes, pensamentos e ideia do século XXI é ser anacrônico e esquecer que palavras mudam o seu sentido com o tempo, bem como as leis, os costumes, e as interpretações”, completou Marina Sartori Guimarães, do site ‘Justificando’.

Siga o TikTok do BNews e fique por dentro das novidades.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp