Acidente

Cilindro quase explode em oficina no Pau da Lima; Bombeiros alertam para riscos

Publicado em 12/03/2017, às 10h50   Tony Silva


FacebookTwitterWhatsApp

Equipes do 3º Grupamento de Bombeiros Militares (GBM), sob o comando do major Ramon Dieggo evitaram uma explosão de cilindro de oxigênio e debelaram o princípio de incêndio em uma oficina mecânica no bairro de Pau da Lima, em Salvador, por volta das 9h da manhã deste sábado (11). Ninguém ficou ferido.

De acordo com informações da assessoria de comunicação da Corpo de Bombeiros Militares da Bahia (CBMBA), Aliado à situação com o cilindro de oxigênio, houve a necessidade de resfriamento de botijão de GLP que havia sido aquecido pelo princípio de incêndio. A guarnição permaneceu no local orientando os funcionários sobre a forma devida para trabalhar com equipamentos desse tipo.

Ainda conforme a ascom do CBMBA, a ocorrência teve a necessidade de intervenção e orientações por conta da existência de cilindros de oxigênio que são utilizados para solda. Este tipo de equipamento requer bastante cuidado, quando operado por conta da facilidade em ocorrer explosões. O major Ramon manteve contato com a Defesa Civil para comparecer no local em momento oportuno.

A reportagem do Bocão News entrou em contato com o major Ramon Dieggo que fez um alerta a órgãos de defesa civil, vizinhos e principalmente a proprietários de oficinas, sobre o risco de utilização de materiais inapropriados dentro de cilindros na mistura para soldas e corte a quente, nestes estabelecimentos. “Os operadores desses materiais, de maneira inapropriada, possibilitam uma mistura que possibilita a queima rica, que significa o aumento do poder de inflamabilidade dos gases, que podem resultar em incêndios e até explosões”, explica.

O comandante do 3º GBM também destaca que o armazenamento de forma inapropriada também pode causar explosões e toda manipulação e utilização desses materiais devem obedecer a uma série de regras. “É arriscado e inapropriado armazenar principalmente em lugares que gerem calor e próximo a líquidos inflamáveis. Nesta oficina do Pau da Lima encontramos um dos cilindros embaixo de estruturas, próximo a líquidos inflamáveis e fluídos. O outro já com chamas na válvula redutora de pressão e na peça de oxi-corte”. relata o major.

Segundo o major Ramon Dieggo, “antes de utilizar esses materiais é fundamental procurar a defesa civil e outros órgãos que possam analisar, orientar e fiscalizar o manuseio e armazenamento. Os operadores que irão manusear os cilindros devem ter o curso específico de solda, estar dentro das normas da NBR’s a ABNT e se atualizar periodicamente”, orienta.

Publicada em 11/03 às 14h05

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp