Acidente

Polícia divulga laudo sobre morte de operários

Imagem Polícia divulga laudo sobre morte de operários
Manuel Segura foi responsabilizado pelo acidente e deverá responder por homicídio culposo   |   Bnews - Divulgação

Publicado em 23/09/2011, às 17h10   Alessandro Isabel


FacebookTwitterWhatsApp


A delegada titula da 16ª Delegacia (Pituba), Jussara Souza, divulgou o laudo técnico que responsabiliza o engenheiro politécnico e proprietário da construtora Segura, Manuel Segura Martinez, como o responsável pela morte dos nove operários em um acidente ocorrido no dia 09 de agosto deste ano, no canteiro de obras do edifício Empresarial Paulo VI, na Avenida Antônio Carlos Magalhães (ACM), em Salvador.

A informação foi passada em uma coletiva de imprensa na manhã desta sexta-feira (23), e segundo a delegada consta no laudo - que foi entregue para ela na quinta-feira (22) -, que houve uma falha no sistema de freio da balança (elevador) que despencou do 20º andar da obra.

“O documento responsabiliza única e exclusivamente e responsável pela empresa (Manuel Segura), que também é o engenheiro politécnico da obra. Foi constato que houve negligência, imprudência e imperícia no acidente que vitimou os operários”.

Ainda segundo a delegada, Manuel Segura “vai responder judicialmente por homicídio culposo (quando não há intenção de matar). Pois ele assumiu o risco ao não cumprir as normas estabelecidas na NR 18 (norma que regulamenta o trabalho em altura)”.

No laudo, que foi concluído por peritos da Coordenação de Engenharia Legal, consta que a balança não estava com sobrepeso, mas mostra uma série de falhas técnicas que provocaram o acidente. A principal foi o desgaste da peça que auxiliaria a frenagem do elevador.


Manuel Segura irá responder ao processo por homicídios e pode pegar de dois meses a 3 anos de prisão. A delegada não soube informar se a pena é válida para a morte de cada uma das vítimas que somando-se poderia chegar a mais de 27 anos de prisão.


O acidente:


Nove operários morreram após o elevador do edifício Empresarial Paulo VI, que está em construção, cair do 22° andar. O acidente aconteceu por volta das 7h desta terça-feira (9), em Salvador, e de acordo com testemunhas o cabo que sustentava o elevador se rompeu.
O número de mortos foi confirmada pelo Corpo de Bombeiros e por peritos do Departamento de Polícia Técnica (DPT). Antônio Reis do Carmo, Antônio Elias da Silva, Antônio Luis Alves dos Reis, Hélio Sampaio, José Roque dos Santos, Jairo de Almeida Correia, Lourival Ferreira, Martinho Fernandes dos Santos e Manuel Bispo Pereira foram as vítimas da tragédia.
O prédio tem 22 andares, fica próximo ao Hiper Posto, na região do Iguatemi, e é de responsabilidade da Construtora Segura, a mesma que construiu o edifício vizinho, Empresarial Thomé de Souza. 

Matéria originalmente postada às 11h21
Foto: Gilberto Júnior

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp