BNews Agro

PIB do agronegócio baiano cresce 8,5% no segundo trimestre de 2021

Divulgação
Bnews - Divulgação Divulgação

Publicado em 14/09/2021, às 22h21   Redação Bnews


FacebookTwitterWhatsApp

O Produto Interno Bruto (PIB) do agronegócio baiano registrou 8,5% no segundo trimestre de 2021, em comparação ao mesmo período de 2020. A informação é do levantamento das secretarias estaduais de Planejamento e Agricultura. 

De acordo com a Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI), autarquia vinculada ao
Planejamento, em valores monetários, o agronegócio baiano totalizou R$ 33,8 bilhões entre abril e junho.

Outro resultado positivo para os três meses foi no Indicador de Confiança do Empresariado Baiano (ICEB), que, apesar de ainda ter pontuação negativa, registrou uma grande evolução, saindo de -301 em 2020 para -41 em 2021. 

“Nós temos observado um movimento de evolução que se repete em vários segmentos da economia. O resultado do PIB do segundo trimestre, que saiu no início do mês, já sinalizava o movimento positivo da economia, foi assim também com o resultado do varejo da semana passada e, hoje, os números do PIB do Agronegócio e o ICEB, com ambos registrando considerável evolução, nos confirmam que temos motivo para comemorar. Mas a reorganização da economia baiana requer muitos esforços e temos trabalhado arduamente para isto”, avalia o vice-governador João Leão, secretário do Planejamento. 

No segundo trimestre, todos os subsegmentos do agronegócio registraram expansão, com destaque para a agroindústria e a própria produção agrícola. Entre as culturas que tiveram pelo resultado, destacam-se a produção física de soja, com crescimento de 12,6%; banana (3,4%); uva (15,3%) e batata (93,5%). Por outro lado, as culturas de milho, feijão, algodão, mandioca e tomate têm registrado queda na produção física. 

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp