Artigo

2020 foi um bom ano para IPOs e 2021 pode ser melhor

Divulgação

O ano de 2020 foi o segundo melhor ano da B3 (Gestora da Bolsa de Valores de São Paulo - Bovespa) em número de IPOs

Publicado em 28/01/2021, às 23h27    Divulgação    ACT Investimentos

O ano de 2020 foi o segundo melhor ano da B3 (Gestora da Bolsa de Valores de São Paulo - Bovespa) em número de IPOs, totalizando 34 empresas que abriram capital no ano passado. O ano só perdeu para 2007, em que 64 firmas fizeram sua oferta pública. Mas bom, primeiramente, o que são os IPOs?

IPO é a sigla em inglês para “initial public offering”, que traduzida para o português é “oferta pública inicial”. Este processo é a abertura de capital da empresa, permitindo pela primeira vez a entrada de novos sócios ao oferecer suas ações publicamente no mercado, mais especificamente na Bolsa de Valores (que no caso brasileiro é a Bovespa, gerida pela B3). Estas companhias que fazem esta abertura normalmente estão em um estágio maduro de seus negócios. Portanto, por se tratarem de grandes empresas, facilmente atingem operações envolvendo a casa dos bilhões de reais.

 É importante também compreender o que leva estas empresas a fazerem seu IPO. Basicamente são três motivações:

1)    Captação de recursos: O IPO, como explicado anteriormente, é a oferta pública das ações de uma determinada empresa. Portanto, para você se tornar investidor e sócio dela, é necessário que você compre os papéis das ações desta firma. Este dinheiro então será captado pela empresa em questão, que normalmente pegam este valor e investem em novos projetos e em sua expansão no mercado.

2)    Liquidez aos sócios: Ao abrir o seu capital de forma pública, as ações das empresas ficam mais fáceis de serem transacionadas no mercado. Chamamos isso de liquidez, visto que há um maior número de pessoas com interesse em comprar e vender este papel. Antes de uma empresa abrir seu capital, dificilmente ela encontrará liquidez o bastante para vender rapidamente suas ações, ou que um sócio dela consiga retirar lucro nesta venda. A abertura de capital permite isto, fazendo com que sócios que investiram no início da história da empresa consigam retirar seus lucros ao venderem suas ações na bolsa de valores.

3)    Imagem: Para fazer sua oferta pública de ações, a companhia tem que se adequar a diversos padrões requeridos pelo mercado. Isto eleva o nível de transparência dos dados financeiros e de governança da empresa, de forma que os investidores possam olhar de forma detalhada o estado atual da firma. Desta forma, empresas que fazem seu IPO tendem a ganhar muita credibilidade no mercado e reconhecimento público, por conta da mídia em cima destas aberturas de capital e por se tornarem parte da bolsa de valores, com acompanhamento de analistas financeiros e de jornais.

Um dos grandes sucessos do ano passado, 2020, foi a Locaweb (sigla de suas ações na B3: LWSA3) que fez seu IPO em março, e até o dia de hoje já se valorizou em 383,3%. Ou seja, o retorno de quem comprou as ações desta empresa logo em seu início, no mês de março de 2020, é extraordinário. É como você ter 100 reais em sua carteira, investir todo esse dinheiro só nesta ação e, em menos de um ano, já ter 383 reais somente pela valorização de seu ativo. Portanto, o momento da oferta pública das ações de uma companhia é uma grande oportunidade de se investir em um ativo que possa render bons resultados no futuro. Às vezes pode chegar até rápido, como no caso da Locaweb. Além disso, segundo estudo feito pelo Credit Suisse, um banco suíço de investimentos reconhecido mundialmente, os IPOs no Brasil deram retornos médios positivos nos últimos anos (de 2012 a 2020). Os IPOs dos anos de 2012 e 2018 tiveram, respectivamente, performance média de 308% e 299%. Ou seja, o Brasil tem um bom histórico com suas ofertas públicas, comprovando assim as grandes oportunidades que surgem na B3.

O ano de 2021 já tem diversos IPOs marcados, podendo assim ultrapassar em quantidade anos anteriores logo de início. Portanto, é essencial ficar atento ao mercado para não deixar passar grandes oportunidades. Uma das formas de ficar ligado nesta movimentação é ser assessorado por um assessor de investimentos, como os nossos agentes autônomos da ACT Investimentos, uma empresa credenciada à XP Investimentos. Nós repassamos sempre todas as oportunidades e IPOs a ocorrerem na Bolsa de Valores para que você tenha a chance de investir e ter uma chance de bom retorno. Procurar estas oportunidades e ver quais se adequam ao seu perfil demanda tempo e conhecimento, sendo assim muito trabalhoso para se fazer sozinho. Portanto, é interessantíssimo buscar a ACT Investimentos, para fazermos este trabalho por você, sempre apresentando oportunidades de acordo com seu interesse e perfil de investidor, de forma detalhada e profunda, esclarecendo todas as informações e suas dúvidas.

Este ano teremos IPOs que possivelmente movimentarão grandes quantidades de capital, como o da Espaçolaser, uma das maiores empresas de depilação a laser do Brasil, que está prevista para movimentar cerca de 2.2 bilhões de reais. Outra muito aguardada é a parte de Mineração da Companhia Siderúrgica Nacional (CSN), prevista para movimentar R$ 5.3 bi. A empresa é a segunda maior exportadora de minério de ferro do Brasil, atrás somente da Vale, sendo assim uma firma já muito bem conhecida e bem colocada no mercado por já ter feito o IPO de sua parte Siderúrgica na B3. Além disso, outras diversas oportunidades, como Intelbras, uma das maiores empresas brasileiras de segurança eletrônica, e a Mobly, empresa varejista com grande participação em e-commerce. Ou seja, há diversas oportunidades nestas épocas de IPO, e não necessariamente as maiores em valor são sempre as melhores a performar. Isso irá se construindo ao longo do ano, e da gestão destas empresas, que podem piorar ou melhorar o quadro de suas ações. Portanto, ter uma assessoria de investimentos qualificada como a ACT Investimentos não é só interessante para ficar por dentro destas oportunidades, mas também para ter um acompanhamento definitivo de suas ações no mercado, e assim conseguir um bom desempenho, de acordo com seu perfil e interesses. Entre em contato conosco! Estaremos prontos para falar com você e guiar seus passos no caminho para o investimento inteligente!

Clique aqui e entre em contato com a ACT Investimentos.

Classificação Indicativa: Livre