Artigo
Publicado em 03/03/2021, às 12h02 *Wagner Bramont
Um ano se passou e voltamos a um cenário difícil, quando se fala da covid-19. O aumento dos casos da doença e da ocupação dos leitos hospitalares, cada vez mais saturados, tanto na rede pública quanto privada, acendem o sinal de alerta, mais uma vez, quanto ao cuidado em relação ao vírus que acomete todo o mundo.
Mas o grande risco de todo este cenário está nas pessoas assintomáticas, sendo estas as grandes transmissoras da doença. Fazendo uma análise da situação, as formas de prevenção que são acessíveis a todos são o distanciamento social e o uso de máscara. Entretanto, além delas, os testes rápidos e a vacina são as outras maneiras que nos permitem um melhor controle do coronavírus. No caso desta última, sabemos que ainda não a temos para todos, o que reforça ainda mais a importância das demais medidas de cuidado pessoal e coletivo.
Entre os testes existentes no mercado, há de diversos tipos e marcas, com venda e aplicação em redes de drogarias, por Farmacêuticos. Esse serviço tem ajudado a desafogar o sistema de saúde e a exposição de pessoas, talvez não contaminadas, em um ambiente com altas chances de contaminação. Destaco que é importante ter algumas informações para que o Farmacêutico auxilie você na escolha do teste mais adequado.
Há testes que realizam pesquisa de anticorpos (IgG/IgM), que vão detectar se o organismo da pessoa produziu defesa contra o novo coronavírus ou se ela está infectada no momento do teste. É simples, um furinho no dedo, umas gotinhas de sangue e 15 minutos para o resultado. É recomendável sua realização após o 8° dia de sintomas ou contato com alguém suspeito.
O teste para pesquisa de antígeno vai detectar se existe partícula do vírus no organismo do paciente e pode ser feito de duas formas: por coleta de secreção nasal, com o swab, ou através da saliva. Diferente do anterior, esse exame pode ser aplicado do 2° ao 7° dia de sintomas e\ou do contato com alguém infectado. O resultado é dado em até 20 minutos.
Ainda existe o teste que pode ser feito no 1° dia da suspeita de infecção, que é o PCR LAMP, teste molecular que detecta o RNA do vírus através da saliva do paciente e não precisa estar com sintomas. A coleta é simples e feita pelo próprio paciente, sendo que a amostra deve ser enviada para um laboratório e o resultado é dado em até 24h através do e-mail cadastrado.
Junto com o isolamento social, a testagem para diagnóstico da COVID-19 é a única maneira para 'achatar' a curva de disseminação do vírus na Bahia. Somente dessa forma é possível identificar se você está infectado para seguir com o isolamento social e evitar a transmissão. Dessa forma você amplia seu cuidado também ao outro.
*Wagner é analista e farmacêutico da Universidade Corporativa da Drogaria São Paulo
Classificação Indicativa: Livre
som poderoso
Som perfeito
Smartwatch top
Qualidade JBL
iPhone barato