Artigo

Assim não, governador

Imagem Assim não, governador
Bnews - Divulgação

Publicado em 11/12/2017, às 08h54   José Medrado


FacebookTwitterWhatsApp

O Governador Rui Costa divulgou vídeo pela internet, noticiando mudanças no programa de educação tributária, Sua Nota é um Show de Solidariedade. A nova reformulação visa premiar o cidadão, a partir do próximo janeiro, em sorteio mensal, com premiação de R$200 mil para cada sorteado, em total de 5 ganhadores. Tudo bem, vai estimular a arrecadação do Estado, mas lá vem chumbo grosso para as instituições sociais. Vem, sim, pois agora as instituições não poderão mais fazer campanhas de arrecadação, salvo com os seus simpatizantes, ou seja, cada cidadão poderá registrar o seu CPF e indicar uma instituição para ser beneficiada. Ganharão o quê? Como? Não disse.

Por outro lado, fico imaginando as instituições mais simples, de periferia, uma creche, por exemplo, como vão fazer para que as pessoas se mobilizarem a cadastrarem seus CPFs para ajudá-las? No máximo os pais, os familiares das suas crianças. Não poderão sair, como fazem, arrecadando, pondo suas caixinhas coletoras em pequenos comércios. Vão ficar ainda mais à mingua.

 É bom que se registre o descalabro: o Governo da Bahia está em calote de seis parcelas devidas às instituições, dentro desse programa. Repetindo: seis parcelas não pagas pelo Governo da Bahia. E se não pagar nesta semana, lá vem restos a pagar...    

É lamentável como os governos, em todas as suas esferas, estão desconsiderando as instituições menores, que com a sua capilaridade buscam fazer o seu trabalho, geralmente, sem apoio do poder público algum. Aí vem o Governo do Estado modificar o que, mesmo com os atraso e calotes, ainda goteja alguma coisa para essas associações. É impressionante como se desqualifica a quem tem o ideal de fazer o Bem, na medida de suas lutas e possibilidades. Por que não deixa, para as instituições, como está? Cada uma recebendo o resultado de suas campanhas.  Essas instituições precisam acordar e não recearem em reclamar com medo de retaliações, pois o fato é que não perde o que não se ganha.

*José Medrado é líder espírita, fundador da Cidade da Luz, palestrante espírita e mestre em Família pela UCSal.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp