Artigo

O poder do dinheiro

Imagem O poder do dinheiro
Líder espírita fala sobre o crime ambiental ocorrido em Brumadinho  |   Bnews - Divulgação

Publicado em 28/01/2019, às 08h30   José Medrado*


FacebookTwitterWhatsApp

Muitos pensam que o poder político é um sonho de consumo, pois com ele se consegue tudo. Ledo engano. O poder político pode muito, mas não pode tudo. Mesmo sendo do Executivo. O que vemos no nosso País, em verdade, é o poder econômico como fonte de grande força, pois até mandatos são comprados. Parece que tudo se torna realmente muito mais fácil, quando se tem dinheiro, pois até a impunidade pode, ao que parece, ser comprada.

Por oportuno, é bom que se esclareça logo que o acontecido em Brumadinho não foi uma tragédia ambiental, como, de modo geral, a mídia divulga. Tragédia ambiental é tsunami, terremoto, erupção de vulcão, tudo que espontaneamente irrompe, sem controle humano. O ocorrido em Minas foi crime contra a vida e ambiental. De pronto, autoridades públicas foram no local, presidente da companhia cheio de palavras que todos querem ouvir... Mas o fato é que eles poderão até impor multas, sanções à empresa, mas será que alguém pensa que prosperarão? Por que não? Preciso realmente responder? As vítimas do crime de Mariana ainda estão sem pouso certo. O assentamento não foi concluído e, é claro, das mais de cinquenta multas milionárias impostas à Vale, somente uma foi paga. Na época, a então presidente da República afirmou que iria revitalizar o Rio Doce, que a empresa iria ter que construir uma adutora para recuperar o rio. Onde? Quando?

Tudo muito triste, mas o que importa? Os que morreram eram apenas brasileiros comuns.

*José Medrado é líder espírita, fundador da Cidade da Luz, palestrante espírita e mestre em Família pela UCSal. Escreve para o BNews às segundas-feiras.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp