Artigo

Mentiras políticas

Imagem Mentiras políticas
Bnews - Divulgação

Publicado em 01/04/2019, às 08h36   José Medrado*


FacebookTwitterWhatsApp

Neste 1º de abril, Dia da Mentira, os 24 Tribunais Regionais do Trabalho em todo o país promoverão através do Twitter, um movimento contra as fake news sobre a Justiça do Trabalho, tendo como objetivo explicar a importância desta justiça especializada, contrapondo às campanhas difamatórias que vem sofrendo.

Naturalmente, que sempre houve um interesse por parte do poder econômico de extinguir a ação do trabalhador na busca por justiça, naquilo que julga lesado. Claro, não se discute, que há sim trabalhador que quer fraudar o seu empregador, mas após reformulações   das regras de relações trabalhistas , já há casos  de empregados que foram condenados por terem mentido, quando ingressaram com ações, de terem distorcidos os fatos, de terem ações sem necessidade, além de terem recebido uma multa por má-fé, ainda foram condenados a indenizar a empresa que lesaram. 

Mas, cá para nós, muitas das empresas brasileiras não guardam em seus manuais de conduta o respeito aos direitos dos trabalhadores. Não são, digamos, primores em seus recolhimentos legais obrigatórios. Assim, a quem estes homens e mulheres que são explorados, lesados buscariam o que lhes são devidos pela sua justa prestação de serviço, não paga como determinado pela lei?  Ora, afirmam os defensores da sua extinção, que esses direitos serão protegidos pelas Justiças Comum e Federal. Então para que mudar?

Infelizmente todas as “vantagens” que os governos proclamam para uma ação amarga se constituem, em verdade, em mentiras, infelizmente. Quem não se lembra da proposta de se baixar passagem área com a cobrança de malas? Quem não se lembra das enormes ditas “vantagens” que viriam em favor do trabalhador com a reforma trabalhista aprovada em 2017? Pois bem, o desemprego cresceu e vemos por todos os lados filas enormes de desempregados. Não querendo ser de senso comum, mas quando o governo ou certos políticos dizem que estão agindo em benefício do povo em geral, é bom ter cautela, pois as experiências não mostram bem isto. Olhos abertos!

*José Medrado é líder espírita, fundador da Cidade da Luz, palestrante espírita e mestre em Família pela UCSal. Escreve para o BNews às segundas-feiras.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp