Artigo

Bahiater realiza mutirões para diagnóstico de propriedades rurais atingidas pelas chuvas

Divulgação
Os diagnósticos irão subsidiar o planejamento de políticas públicas para a reconstrução dessas áreas  |   Bnews - Divulgação Divulgação

Publicado em 23/01/2022, às 17h34   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

Equipes da Superintendência Baiana de Assistência Técnica e Extensão Rural (Bahiater), veiculada a Secretaria Estadual de Desenvolvimento Rural (SDR) realizaram entre os dias 05 e 16 de janeiro, 396 diagnósticos geolocalizados, com o levantamento da situação de propriedades afetadas pelas fortes chuvas que ocorreram entre os meses de dezembro e janeiro. Além das propriedades, foram analisados agricultores familiares, assentados de reforma agrária e representantes de povos e comunidades tradicionais.

Segundo a SDR, os diagnósticos irão subsidiar o planejamento de políticas públicas para a reconstrução dessas áreas.

Os mutirões foram realizados em municípios dos Territórios de Identidade Litoral Sul, Extremo Sul, Médio Rio de Contas, Vale do Jiquiriçá, Médio Sudoeste, Costa do Descobrimento e Baixo Sul. No total, foram emitidas 935 Declarações de Aptidão ao Programa de Fortalecimento da Agricultura Familiar (DAP). A regularização dessa documentação identifica e viabiliza o acesso dessas populações a políticas públicas, como a do crédito rural, entre outras.

Leia também:Agricultores familiares de Santa Bárbara recebem unidade de beneficiamento de leite

Ainda de acordo com a pasta, a iniciativa é fruto de uma parceria com os consórcios públicos, secretarias municipais de Agricultura e áreas afins e de Assistência Social, além de organizações prestadoras do serviço de assistência técnica e extensão rural (Ater), contratadas pela SDR, para a prestação desse serviço nesses territórios e de técnicos da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR/SDR).

“Percorremos dezenas de municípios e chegamos em locais longínquos. O Estado deu uma resposta rápida nesse momento, em que a gente precisava, principalmente, nessa questão da DAP, que é a porta de entrada para diversas políticas públicas da seguridade social e também de um processo, muito provável, de acesso dessas famílias atingidas ao Programa Garantia-Safra, pela perda de safra por excesso hídrico. Os diversos outros apontamentos, direcionamentos e encaminhamentos, que resultaram dessa ação, irão subsidiar a SDR para as ações futuras”, ressalta Lanns Almeida, superintendente da Bahiater.

Leia mais:Tratores entregues pelo governo do estado reforçam agricultura familiar na Bahia

A partir da próxima segunda-feira (24), os mutirões serão retomados, dessa vez, em municípios do Território Chapada Diamantina. “Está sendo muito importante ter esse contato, ir nesses locais que foram atingidos, ver de perto essa realidade. Então, foi muito bom, muito proveitoso e vamos continuar nesse processo”.

A força tarefa contou com a participação de cerca de 30 técnicos e técnicas da Bahiater/SDR, que atuam tanto na sede, em Salvador, quanto nos Serviços Territoriais de Apoio à Agricultura Familiar (SETAF) e de equipes dos Consórcios Públicos e entidades de Ater dos territórios atingidos.

Siga o BNews no Google Notícias e receba os principais destaques do dia em primeira mão.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp