Artigo

A coragem da Rosa

Arquivo pessoal
O aborto é o quinto maior causador de mortes maternas no Brasil  |   Bnews - Divulgação Arquivo pessoal

Publicado em 25/09/2023, às 11h16   José Medrado


FacebookTwitterWhatsApp

A ministra Rosa Weber deu um voto de coragem e desassombro, nos estertores da sua permanência na Suprema Corte do Brasil. Prestes a se aposentar, fez questão de fazer valer a sua compreensão sobre o  criminalizar a mulher que faz o aborto. Sempre pontuei que valores de fé não deveriam sobrepor ao de cidadania, afinal de contas o Brasil é de todos os brasileiros, e não apenas dos que creem em alguma fé. Sou um homem de fé, mas compreendo que a minha fé a mim me serve e sustenta, faz-me desenvolver as ações humanas que tenho, mas nunca, sinto assim, deve ser para ser verdade para todos ou fator de demonização de quem quer que seja.

Em abordagem histórica precisa, as professoras Kátia Rubinstein Tavares e Luciana Boiteaux relembram que o aborto foi criminalizado pela primeira vez na legislação brasileira no Código Criminal do Império de 1830, punindo tão somente a pessoa que realizasse o procedimento, mas nenhuma sanção sofria a gestante que praticasse em si manobras abortivas ou admitisse que outro o fizesse. A partir de 1890, o Código Penal da República passou a criminalizar também a mulher que cometesse aborto em si mesma, cuja pena poderia ser de 2 a 6 anos de prisão, caso houvesse a expulsão do feto; além do aumento e o agravamento das penas no caso de aborto provocado por terceiros e que resultasse em morte. Tais mudanças estavam em consonância com os padrões associados à época de uma crescente necessidade em disciplinar e controlar socialmente a sexualidade feminina. No Código Penal de 1940, ainda em vigor, o aborto é considerado crime, previsto nos artigos 124 a 126. A pena varia de um a três anos de prisão para a mulher ou pessoa que gesta que provocar aborto em si mesma ou consentir que outra pessoa lhe provoque. Há somente a permissão legal que autoriza a interrupção voluntária quando a gravidez é resultante de estupro ou se houver risco para a vida da mulher (artigo 128) e nos casos de anencefalia, este último por decisão do STF na ADPF 54. Mesmo assim, são notórios o drama e a burocracia que a gestante enfrenta para conseguir permissão junto ao Poder Judiciário e, também, na realização do procedimento nos hospitais públicos para acesso ao aborto legal. Já vimos inclusive crianças sendo dissuadidas por magistradas cheias de compromissos “cristãos”, aspei mesmo.

Nos meus mais de 45 anos à frente da Cidade da Luz, ouvindo problemas, dores e dramas foram dezenas de mulheres que vieram me relatar seus dramas, como estupro inclusive cometidos pelos próprios pais, irmãos, tios, líderes religiosos...geradores de filhos. Curiosamente, causa-me espanto a preocupação com os considerados deveres cristãos (não caridade) onde a crença gera a certeza de ir para o inferno, quem vai? Umbral, se espírita, quem vai?

Os homens mais atuantes na luta contra o aborto são aqueles que não hesitam em mandar suas amantes para uma clínica de aborto caso elas engravidem. São esses os que falam em nome de Deus e da família e saem de seus trabalhos para pagar por sexo antes de ir para casa encontrar mulheres. Fato: No Brasil, cerca de 800 mil mulheres praticam abortos todos os anos. Dessas, 200 mil recorrem ao SUS para tratar as sequelas de procedimentos malfeitos. Para a Organização Mundial da Saúde (OMS), a situação pode ser ainda mais alarmante: o número de abortos pode ultrapassar um milhão de mulheres.

Nos últimos 5 anos, para cada aborto legal, o SUS (Sistema Único de Saúde) atendeu 100 mulheres que sofreram abortos espontâneos ou complicações em procedimentos não realizados em hospitais. Os dados foram disponibilizados pelo Ministério da Saúde, que consultou o Sistema de Informações Hospitalares do SUS e a plataforma Tabwin, do DataSUS.

O aborto é o quinto maior causador de mortes maternas no Brasil. Segundo um estudo publicado em 2013, uma a cada cinco mulheres com mais de 40 anos já fizeram, pelo menos, um aborto na vida. Hoje existem 37 milhões de mulheres nessa faixa etária, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Dessa forma, estima-se que 7,4 milhões de brasileiras já fizeram pelo menos um aborto. Parece que o modo hipocrisia é o que vige...de público todo o repúdio, desde que uma filha não seja estuprada, ao que parece é assim.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp