Artigo

E o tal BBB?

Arquivo pessoal
O BBB ainda é um grande sucesso, porque retrata a sociedade brasileira  |   Bnews - Divulgação Arquivo pessoal

Publicado em 04/03/2024, às 12h07   José Medrado


FacebookTwitterWhatsApp

A verdade “verdadeira”? O BBB ainda é um grande sucesso, porque retrata a sociedade brasileira, em alguma medida e processo de identificação, tanto assim que dos 54 países que já tiveram sua versão, 36 pararam de exibi-la, e o Brasil é que ainda registra grande sucesso. O fato é que, mais do que nunca, o reality tem suscitado discussões acerca do perfil dos telespectadores que ainda o colocam em patamar de grande êxito. As pessoas geram as suas torcidas, identificam-se com determinados participantes e a partir daí as redes sociais fervilham. Tanto assim, que nesse final de semana foi um frenesi, recebi pelo meu Instagram quinze questionamentos sobre a eliminação de Wanessa Camargo por agressão e queixa do Davi. Mandaram-me muitos questionamentos, no rol do meu direct, do que achei. Claro, pessoas concordando (grande maioria) outras não. Tive a curiosidade (olhe o BBB pessoal) de ir ver esses perfis – pessoas de variada formação profissional.

Em tudo na nossa vida, sempre, reagiremos com o que existe em histórico recalcado em nosso ego, para o bem e ou para mal. Somos seres reativos, somos conduzidos de forma física e emocional a sobrevivermos, e neste sentido nos valemos das nossas experiências e registros.

A primeira pergunta, diante das minhas buscas, nesse final de semana foi: o que leva uma moça, de certa forma, famosa, rica a participar de um programa como o BBB? Ela própria me deu a resposta, quando vi um vídeo que ela desabafa com outra participante: “Sabe a glória que eu tive? Eu não tive glória, Alane (conversa com outra participante). Eu tive vaia. Sempre sem um lugar, sempre vaiada. Glória eu nunca tive. Ninguém sabe o que você vive e ninguém pode falar. Meu pai tem glórias, eu não sou meu pai."… Ela possivelmente queria reconhecimento, mas pela ignorância do que de fato tinha no seu conteúdo reativo, não dimensionou que seria mais ainda repudiada. Honestamente? Talvez, penso, a expulsão dela nasceu de algum apelo familiar, já que o pai é famoso, pois, verdadeiramente, a saída do reality ameniza a má impressão que ela tem provocado ao longo do programa, ao que pesquisei. Tanto assim, que precisou circular em aeroporto cercada por seguranças e escondida com capuz e máscara.  

O Brasil se vê no BBB e faz dele escape para suas próprias angústias e frustrações. Na telinha as pessoas projetam a própria sociedade, guardando sentimentos de alegria, vingança, raiva...veja a tal polarização política. Tudo é sociedade brasileira.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp