Artigo

Firme repúdio

Arquivo pessoal
O ato criminoso, que colocou o monumento em chamas, constitui uma odiosa ofensa à memória da Yalorixá, ao povo do santo, à arte e cultura, e à convivência democrática das diversas tradições religiosas  |   Bnews - Divulgação Arquivo pessoal

Publicado em 05/12/2022, às 09h59   José Medrado


FacebookTwitterWhatsApp

Faço parte do Comité de diálogo inter-religioso da Bahia, ao lado da Yalorixá Jaciara Ribeiro, arcebispo anglicano Alfredo Dórea, do umbandista, Pai Rafael Moraes, este comité guarda o compromisso com o incessante trabalho de conscientização dos valores de todas as religiões, como princípio de isonomia constitucional, sendo assim, é que o comitê de diálogo inter-religioso da Bahia  vem a público externar o seu firme repúdio  aos atos de vandalismo que na madrugada de 04 de dezembro de 2022, se abateram sobre a estátua de Mãe Stella de Oxóssi, situada na Avenida Mãe Stella de Oxóssi. O ato criminoso, que colocou o monumento em chamas, constitui uma odiosa ofensa à memória da Yalorixá, ao povo do santo, à arte e cultura, e à convivência democrática das diversas tradições religiosas.

Discursos e/ou práticas de atos de ódio e/ou sua promoção, por qualquer pessoa, devem ser combatidos por todas as instituições que visam salvaguardar os Direitos Humanos e as Garantias Constitucionais asseguradas pelo ordenamento jurídico da nossa pátria, em caso contra qualquer religião, pois em um Estado democrático de direto, toda intolerância deve ser rechaçada e nenhum tipo de segregação será tolerada. O Comitê de Diálogo Inter-religioso da Bahia estará sempre em defesa dos princípios constitucionais de dignidade e de liberdade, de consciência, de religião e de convicção, perpetuados na Constituição Republicana de 1988, em favor da prática da tolerância, do respeito religioso e da cultura de paz. Nosso total e veemente repúdio a toda e qualquer prática de intolerância, racismo religioso e discriminação. Nosso repúdio a este ato violento e criminoso, que expressa um pensamento hostil, de intolerância contra religiões de matriz africana, desprestigiando o sagrado alheio e a liberdade e diversidade religiosa.

Conclamamos as forças públicas instituídas para investigarem e descobrirem os causadores, para que sejam punidos pela força da lei. O Comitê de diálogo inter-religioso da Bahia permanecerá vigilante contra todo tipo de violação aos Direitos Humanos, sejam eles políticos, sociais e religiosos, reforçando a luta pela laicidade e liberdade religiosa em nosso país.

Assinam:

Yalorixá Jaciara Ribeiro, Arcebispo anglicano Alfredo Dórea, Pai Rafael Moraes e o líder espírita José Medrado

Este conteúdo não reflete a opinião do site BNews e é de inteira responsabilidade do autor

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp