Artigo

A força da mentira

Arquivo pessoal
A mentira em verdade é um comportamento social que é aprendido e reproduzindo  |   Bnews - Divulgação Arquivo pessoal

Publicado em 14/02/2022, às 11h43   Redação


FacebookTwitterWhatsApp

Pessoa alguma haverá de dizer que nunca mentiu na vida. Claro que mentiu. A mentira em verdade é um comportamento social que é aprendido e reproduzindo desde os anos mais tenros, sempre trazendo o objetivo de sair de algum impasse ou situação que poderia gerar danos, segundo à avaliação do próprio mentiroso. É fácil encontrar a definição da mentira em qualquer dicionário on-line, colocando-a como o oposto da verdade, mesmo sabendo dela (verdade), ou seja, quem mente sabe que está mentindo. Ressalte-se, no entanto, que quando esta mentira tem alvo específico, alguma desconstrução e a depender de suas consequências, é criminoso. Infelizmente, estamos vendo o baixo índice de vacinação de crianças no Brasil por força de mentiras que lançadas têm gerado nos pais, ou quem faz as vezes de, dúvidas e medos.

Leia mais:

Brasil sem limites

Maldades da internet


O incrível é que, no caso das mentiras sobre vacinas para crianças, se atropela todas as informações científicas colocadas no mundo, com base em pesquisas de especialistas que passam a vida em estudos na área. Pergunto-me o que pode levar, inclusive médicos não especialistas no tema, não tendo em mãos nada que convalide suas argumentações, lançarem mão de tudo...inventam mortes, efeitos colaterais graves, em proporções totalmente alucinadas. Por quê? Para quê? Por amor às crianças? Duvido, pois não vejo atitude alguma nessa direção quando se trata de fome, violência, assédio de todas as naturezas..., na maioria dos casos. Por quê? Por quê?

É importante destacar que há patologias como a mitomania em que a pessoa usa a mentira como forma de apoio para si e ou o que pensa e quer, e neste contexto, a causa é mais profunda, pois mentir como costume e até sem controle, é porque há algum problema grave, como a mitomania. Essas pessoas concebem fantasia, tramas sobre qualquer assunto com uma confiança e naturalidade espantosas. O grau mais perigoso é constatado quando a pessoa passa a acreditar como verdade a sua mentira, na forma de auto-ilusão. Claro que há situações mais problemáticas, do ponto de vista psicológico, como bipolaridade, esquizofrenia, psicose, psicopatia, transtorno de personalidade...

Não há dúvida de natureza alguma, salvo comorbidades específicas, para as vantagens de vacinação em crianças. Na dúvida peça a algum defensor da não efetividade das vacinas um estudo sério e reconhecido pela comunidade científica. Vacine sua criança, “vacinar é um ato de amor” já nos dizia Zé Gotinha.

Siga o BNews no Google Notícias e receba os principais destaques do dia em primeira mão.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp