Artigo

Salvador: berço do Brasil, marco da nossa liberdade e símbolo de transformação

Divulgação/PDT
Félix Mendonça é deputado federal e presidente do PDT na Bahia  |   Bnews - Divulgação Divulgação/PDT

Publicado em 27/03/2023, às 19h00   Por Félix Mendonça*


FacebookTwitterWhatsApp

A primeira capital do país completa 474 primaveras em um momento muito especial da própria história: a celebração pelo bicentenário da Independência do Brasil na Bahia. Afinal, não há como se falar do aniversário de Salvador sem ressaltar o passado pujante, quando o berço da civilização nacional protagonizou episódios que moldaram nossas raízes até o marco da liberdade, conquistada em solo baiano com sangue e coragem de homens e mulheres que se tornaram personagens inesquecíveis da memória soteropolitana.

As comemorações do aniversário de Salvador, em 29 de março, se mesclam com o Dois de Julho, data da independência conquistada na Bahia. Nada mais justo, pois passos decisivos para a construção de uma nação brasileira foram dados a partir desses acontecimentos históricos. A cidade fundada em 1549 por Tomé de Souza vibrou com a luta de gente sedenta por tomar as rédeas do próprio destino e expulsar os lusitanos do solo baiano, o que aconteceu em 1823, há 200 anos.

Apesar de já se aproximar do seu quinto século de existência, a capital dos baianos têm bebido da fonte da juventude para se atualizar às novas demandas que o mundo cobra e projeta um futuro melhor a cada dia, com luta e resistência. Em 2023, seguimos o rumo de recuperação em diversos setores após um período tão devastador e cruel com a pandemia da Covid-19, que levou, inclusive, o meu pai.

Também me orgulho de fazer parte dessa luta em defesa dos direitos dos trabalhadores, da educação, da segurança, da saúde e da democracia na cidade que me recebeu de braços abertos desde o primeiro instante em que pisei por aqui, ainda criança, vindo de Itabuna. Hoje eu posso ver companheiros e companheiras de batalha seguindo os caminhos que têm transformado a capital, construindo o roteiro do bem comum. Claro, existem muitos problemas, mas não podemos desconsiderar os avanços.

Temos no PDT e na Cidade da Bahia, como Salvador era chamada antigamente, personalidades que atuam diretamente no processo de transformação da capital. É o caso da vice-prefeita Ana Paula Matos, que também acumula a função de secretária de Saúde e vai implantar a primeira maternidade pública municipal. Na área de Relações Institucionais e Internacionais, a pedetista Andrea Mendonça também tem feito a sua parte para unir as diversas matizes políticas e tornar a primeira capital do Brasil ainda mais pujante. Isso sem falar em todas as outras figuras do partido que estão dando a sua parcela de contribuição à capital ao lado da atual gestão.

Neste 29 de março, só tenho motivos para agradecer porque aqui começou o Brasil e porque aqui é o meu lar e o da minha família. Vivemos em uma cidade abençoada, repleta de encantos e belezas, de vasta riqueza cultural e histórica, onde há pessoas cativantes e de sorriso largo em todo canto, mesmo diante de tantos problemas que ainda precisam ser superados, a exemplo das desigualdades. Feliz aniversário e vida longa a Salvador!

*Deputado federal e presidente do PDT na Bahia

As opiniões publicadas não necessariamente refletem a opinião do BNews

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp