Artigo

A volta do que não foi

Foto: Joilson César/BNews
Repórter do BNews fez uma análise da participação de ACM Neto na Lavagem do Bonfim  |   Bnews - Divulgação Foto: Joilson César/BNews

Publicado em 13/01/2023, às 08h21   Eduardo Dias


FacebookTwitterWhatsApp

ACM Neto voltou. Isso é fato. E o xadrez da política baiana voltará a ter um de seus principais players na ativa novamente, depois de um período sabático em Israel com a família, após a derrota para Jerônimo Rodrigues nas eleições de outubro.

Durante as últimas semanas a dúvida era: ACM Neto (União Brasil) vai participar da Lavagem do Bonfim? Bom, seu principal aliado, o prefeito Bruno Reis, até tentou fazer suspense quando questionado sobre a possibilidade, mas Neto não perderia a oportunidade de fazer um "retorno triunfal". E precisou ser na Lavagem do Bonfim, que é o principal termômetro da política baiana logo no início de ano.

Na quinta-feira (12), logo após a saída do cortejo do governo, o ex-prefeito deu as caras e, ao lado de Bruno, botou o bloco na rua na Conceição da Praia e seguiu em direção à Colina Sagrada. Mas, acredito eu, que Bruno não esperava ser tão ofuscado pelo seu padrinho político como foi. Depois de dois anos sem a festa do Bonfim, devido a pandemia da Covid-19, era a "vez de Bruno" aparecer mais.

Não foi desta vez.
Isso porque o "problema" é que Neto fez jus aos mais de 1 milhão de votos que teve no segundo turno das eleições e foi, de fato, o centro das atenções. Mas para não ofuscar ainda mais seu sucessor na Prefeitura, o ex-prefeito fez a boa e resolveu não seguir o percurso por completo até o Bonfim. Ele deixou Bruno e sua turma próximo à região da Calçada. Assim, o prefeito conseguiu atrair os olhares do povo e da imprensa apenas pra si.

Neto foi para Israel, mas continuou a dar pitacos na gestão de Bruno, como um bom conselheiro que é. Dizem por aí que ele foi peça-chave para a trégua do prefeito com a Câmara Municipal, dando fim a uma queda de braço com Geraldo Júnior que se arrastava desde o início de 2022.

Por isso vale ressaltar que o ex-prefeito foi, mas nunca deixou de estar, no cenário político da capital.

Resta agora saber se ACM Neto vai usar esse retorno triunfal em benefício próprio já para 2024, como muitos têm falado. Cabe a Bruno ficar de olho e deixar o posto de coadjuvante e passar a ser o protagonista da vez definitivamente.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp