Política

Revoada: com espaço reduzido na prefeitura, tucanos abandonam cortejo do Bonfim

Reprodução // iStock
Grupo tucano não colou com o grupo de Bruno Reis e ACM Neto  |   Bnews - Divulgação Reprodução // iStock
Rafael Albuquerque

por Rafael Albuquerque

[email protected]

Publicado em 12/01/2023, às 13h19


FacebookTwitterWhatsApp

A tradicional Lavagem do Senhor Bonfim tem uma importância fundamental para os religiosos do catolicismo e, também, do candomblé. Para os políticos, porém, a festa é um termômetro que mede popularidade e rejeição de forma instantânea. 
Depois da pancada forte que foi a perda - inesperada por ele e pelos pares - da eleição para o governo da Bahia, ACM Neto deu o ar da graça no evento. Bruno Reis, seu pupilo e prefeito de Salvador, também compareceu. 
Mas, como se sabe, no tabuleiro político as peças mudam a todo momento, muito rápido, a depender de conveniências e acordos. Prova disso é a ausência, sentida e comentada, da cúpula do PSDB ao lado de Neto e Bruno.

Clique aqui e se inscreva no canal do BNews no Youtube!

Jutahy Junior não foi. Se limitou a postar um TBT ao lado de Neto e Bruno em seu instagram. João Gualberto também não deu as caras, assim como o ex-prefeito Antônio Imbassahy, que pelo que se sabe está na capital baiana. O deputado Tiago Correia, e os deputados eleitos Jordavio Ramos e Pablo Roberto, ao que se sabe, também não colaram com os até então aliados. Adolfo Viana, presidente do partido na Bahia, também não foi visto. 
Nos bastidores da política, a informação é de que os tucanos perderam a SMED para a turma de Neto e foram realocados SEMGE, com espaço reduzido, sem orçamento.
Houve revoada? Ainda não se sabe, mas todos os sinais mostram que o afastamento dos tucanos do ninho do União Brasil durante a Lavagem não é à toa. Tem muita água para rolar debaixo dessa ponte, mas, ao que parece, num futuro próximo os dois grupos vão caminhar para lados opostos. O espaço do PSDB na prefeitura, que tem diminuído, tende a minguar ainda mais.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp