Big Brother Brasil (BBB) / BBB22

Boninho é dono da Globo? Conheça a história do "homem forte" do entretenimento e que comanda o BBB

Reprodução / TV Globo
O diretor Boninho é que comanda o BBB e responsável pelas principais atrações de sucesso da TV Globo  |   Bnews - Divulgação Reprodução / TV Globo

Publicado em 08/01/2022, às 06h15   Tiago Di Araujo


FacebookTwitterWhatsApp

Se você pesquisar o nome "Boninho" no Google, a primeira pergunta que vai aparecer é: "Boninho é dono da Globo?". Há quem acredite que sim, devido a ser o diretor mais conhecido publicamente da emissora. No entanto, ele não é dono da Globo apesar de "mandar e desmandar" por lá.

José Bonifácio Brasil de Oliveira, conhecido como Boninho, é filho do também diretor de televisão José Bonifácio de Oliveira Sobrinho, ou simplesmente Boni, que era um dos "braços-direitos" de Roberto Marinho, quem foi durante anos o verdadeiro dono da emissora e morreu em agosto de 2003, aos 98 anos. Com o falecimento o Grupo Globo passou a ser dividido entre os filhos Roberto Irineu Marinho, João Roberto Marinho e José Roberto Marinho.

Agora, voltando para história de Boninho. Aos 60 anos, podemos dizer que ele é atualmente um dos diretores mais influentes na Globo e em todo cenário da televisão brasileira. Seu nome é constantemente lembrado e noticiado na mídia por comandar os principais programas de entretenimento da emissora, entre eles o BBB, que estreia a próxima edição no dia 17 de janeiro.

Mas, se engana quem pensa que a carreira de Boninho se resume ao BBB. Atualmente, ele ainda é responsável por atrações importantes na programação, como Caldeirão, Domingão, The Voice Brasil (todas as versões), No Limite, Mestre do Sabor, Especial de Roberto Carlos, entre outros.

realities

O início de carreira foi em 1978, na Rádio Excelsior FM. Com experiência no setor, foi responsável por reestruturar a Rádio Globo FM e criou ainda mais vínculo com o Grupo Globo ao se tornar diretor de criação da Apoio Comunicações, empresa responsável pelos merchandisings da Rede Globo. Na TV, estreou na emissora dirigindo o programa 'Clip Clip', programa que exibia videoclipes e foi exibido até 1987.

Posteriormente passou a dirigir também os clipes para o Fantástico e criar quadros para o Domingão do Faustão. Em paralelo, trabalhou com bandas famosas, a exemplo de Ultraje a Rigor, Titãs, Os Ronaldos, entre outras, e dirigiu grandes eventos como Rolling Stones, Lady Gaga, AC/DC, LMFAO, Hollywood Rock, Free Jazz e Prêmio TIM.

boniho

No início da década de 90, comandou a criação e programação do canal a cabo Multishow. Entre suas criações que marcaram época, destaca-se também o infantil TV Colosso. Apesar das inúmeras produções, foi em 2000 que começou a ganhar ainda mais destaque midiático ao entrar de cabeça no mundo do reality show, quando criou a primeira edição do 'No Limite'.

Ao longo dos anos, comandou e dirige até os dias de hoje, uma séries de realities, além dos já citados, são eles: O Jogo, Jogo Duro, Hipertensão, SuperStar, Popstar e Super Dança dos Famosos. Entre os programas que já teve sua assinatura, se destacam Estrelas, Mais Você, Vídeo Show, TV Xuxa, Encontro com Fátima Bernardes, Tomara Que Caia, É de Casa, Só Toca Top, Tamanho Família e Zig Zag Arena.

Vida pessoal
Seu primeiro casamento foi com a socialite Narcisa Tamborindeguy, em 1983, união que não recebeu a benção do seu pai Boni, que nem se quer foi à celebração na época. O relacionamento acabou três anos depois, em 1986, mas foi quando teve a sua primeira filha, de nome Mariana, hoje com 33 anos.

narcisa e boninho

Quase dez anos depois, resolveu se casar novamente. Dessa vez, a esposa foi a coreógrafa Kátia D’Ávila, que é mãe do seu filho Pedro. Coincidentemente, a união durou também três anos, entre 1995 e 1998.

Em contrapartida, a relação mais duradoura é a atual, com a apresentadora Ana Furtado. Eles começaram a namorar em 1996 e oficializaram a união em 1999. Juntos a quase 26 anos, eles são pais de Isabella Furtado, que nasceu em maio de 2007 e atualmente está com 14 anos.

boninho e filhos

Curiosidades
Frustou sonho do pai - O desejo do pai que ele fosse economista. No entanto, ao começar a trabalhar na Globo como na coordenação de rede e ganhando um salário mínimo, Boninho se apaixonou pelo universo da televisão. Com isso, Boni o enviou para estudar inglês nos Estados Unidos e acompanhar as novidades das emissoras norte-americanas.

Não gostava do apelido Boninho - Durante muito tempo conviveu com a sombra de ser filho do "todo poderoso" Boni. Até por isso, nunca gostou de ser chamado de Boninho, passando a assinar seus trabalhos como J. B. de Oliveira, nome que usava até pouco tempo nas redes sociais. No entanto, acabou adotando o "nome artístico" dado por Nelson Motta e Mário Lúcio Vaz.

Queria fazer novela - Buscando se diferenciar, tentou ser diretor de novelas. Chegou a ser responsável pela reformulação de 'Malhação', em 1997, e dirigiu o quadro Caça Talentos, dentro do programa Angel Mix, de Angélica, em busca de atores e atrizes.

Brigas e desafetos - Segundo a Folha de S. Paulo, ele teve um desentendimento interno na Globo, que quase lhe tirou da emissora. Em 2000, bateu de frente com Evandro Carlos de Andrade, diretor da Central Globo de Jornalismo, porque não estava satisfeito com a edição dos episódios da primeira temporada de No Limite.

Em 2002, quando já comandava o BBB, chegou a entregar o crachá após discussão séria com Marluce Dias da Silva, diretora-geral da Globo na época e de quem era primo. O motivo teria sido por não concordar com os direcionamentos sugeridos para o programa.

Outro desafeto era o ator e diretor Daniel Filho, quem acusa de lhe afastar das atividades por dois anos. "Daniel nunca quis trabalhar comigo. Nunca me respeitou profissionalmente. Quando ele virou chefão na Globo, sofri muito. Ele me botou na geladeira por dois anos", contou durante uma entrevista à Folha.

Mudança de vida - Em 2015, se submeteu a uma cirurgia bariátrica. Com a redução de estômago, apareceu alguns meses depois 30 quilos mais magro. Três anos depois, realizou mais um procedimento ao fazer uma abdominoplastia, quando conseguiu reduzir 45 quilos do seu peso antigo.

boninho

Amante de carrões - Com sucesso na carreira, se permitiu alguns luxos e passou a ser visto constantemente com carrões. Em abril do ano passado, por exemplo, foi visto em um posto de gasolina com nada menos que uma Ferrari. Dois meses depois, foi flagrado em um shopping com um Porsche elétrico, modelo Taycan Turbo S.

FERRARI

Siga o BNews no Google Notícias e receba os principais destaques do dia em primeira mão.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp