Blitz BNews

BNews verifica situação dos preços, limpeza e salva-vidas nas praias de Salvador, litoral e ilha; assista

Roberto Viana/BNews
A reportagem percorreu Praia do Forte, em Mata de São João; Mar Grande, em Vera Cruz; São Tomé de Paripe e Itapuã, ambas em Salvador   |   Bnews - Divulgação Roberto Viana/BNews

Publicado em 06/03/2020, às 11h30   Diego Vieira e Yasmim Barreto


FacebookTwitterWhatsApp

Com o calor da alta estação, que dura praticamente quase o ano inteiro em Salvador, ir à praia é o lazer que está na agenda de praticamente todos os soteropolitanos e turistas. Para conferir se essa opção gratuita está respondendo de forma positiva aos requisitos de quem a utiliza, o BNews fez uma série de três reportagens, na qual foram realizadas blitzes nas principais praias de Salvador, litoral e ilha.

A reportagem percorreu Praia do Forte, em Mata de São João; Mar Grande, em Vera Cruz; São Tomé de Paripe e Itapuã, ambas em Salvador, para saber quais são os preços dos produtos vendidos na areia e como os banhistas estão fazendo para economizar. Além disso, foi verificada a situação da limpeza e a existência de salva-vidas nos locais.

1- Preços dos produtos vendidos nas praias; assista

2- Limpeza nas praias; assista

De acordo com a Empresa de Limpeza Urbana de Salvador (Limpurb), 25.559,35 toneladas de resíduos foram recolhidas das praias de Salvador e ilhas em 2019. Só em janeiro deste ano foram retiradas 2.272,52 toneladas e em fevereiro 1.998,78.

Sobre a limpeza de Praia do Forte, a prefeitura de Mata de São João informou que foram recolhidos, nos meses de dezembro do ano passado e janeiro e fevereiro deste ano, uma média de cinco toneladas de lixo por dia nas praias do município.  A cidade possui 28 quilômetros de litoral, entre as pontes do Rio Pojuca e do Rio Sauípe. Abrange a Praia do Forte, Imbassaí, Diogo e Sauípe.

Já a prefeitura de Vera Cruz não informou a quantidade de lixo retirada das praias da cidade.

3- BNews confere presença de salva-vidas nas praias

O que dizem os responsáveis

Sobre a falta de salva-vidas em São Tomé de Paripe, o Corpo de Bombeiros, responsável pela atuação de profissionais na área, informou que "os postos dos guarda-vidas são colocados estrategicamente nos locais com maior demanda estatística e maior fluxo de pessoas". Segundo a corporação, o 13° Grupamento de Bombeiros Militar (13°GBM/Gmar), analisa com frequência as ocorrências recebidas para verificar quais praias estão com maior demanda e consequentemente reforçar as equipes e a atuação no local.

Atualmente o Gmar possui nove postos fixos nas praias da Ribeira, Boa Viagem, Porto da Barra, Farol da Barra I e II, Ondina, Paciência Amaralina e Buracão.

Já a prefeitura de Mata de São João informou que possui salva-vidas nas praias de Imbassaí e do Santo Antônio, além dos hotéis Grand Palladium, Iberostar e Costa do Sauípe, que oferecem o serviço para o público que frequenta suas praias. A gestão alegou que a falta de profissionais em Praia do Forte "se deve por se tratar de uma praia tranquila, onde não há correntezas, profundidades, e por isso isenta de ocorrências de afogamento".

Sobre Mar Grande, a prefeitura de Vera Cruz declarou através de nota que o Corpo de Bombeiros tem feito operações no local. Ainda de acordo com a nota, está sendo avaliada a construção de bases fixas nas praias para abrigar os profissionais que hoje ficam em unidades provisórias com toldo.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp