BNews Agro

Dia Internacional da Agricultura Familiar é celebrado neste domingo (25); SDR destaca os investimentos na Bahia

Divulgação
Desde janeiro de 2015, cerca de R$ 2,1 bilhões foram aplicados para geração de renda  |   Bnews - Divulgação Divulgação

Publicado em 25/07/2021, às 06h30   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

O Dia Internacional da Agricultura Familiar, instituído pela Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO), é comemorado neste domingo (25). Na Bahia esse dia é celebrado dando destaque a algumas ações e investimentos do Governo do Estado, por meio da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Rural (SDR). Desde janeiro de 2015, cerca de R$ 2,1 bilhões foram aplicados para geração de renda.

As ações integram a Parceria Mais Forte, Juntos para Alimentar a Bahia, estratégia executada pela SDR, em parceria com consórcios públicos, prefeituras municipais e organizações da sociedade civil, voltadas também para o fortalecimento da agricultura familiar e para fazer girar a economia e gerar desenvolvimento nos municípios.

Segundo o titular da SDR, Josias Gomes, o papel da secretaria propicia melhores condições desde o plantio até a comercialização. “Esse trabalho, executado pela secretaria de maneira ordenada, nos diversos sistemas produtivos, propiciam melhores condições desde o plantio até a comercialização. São sistemas que se constituem importantes alavancas da economia dos municípios. Hoje, temos a honra de dizer parabéns aos agricultores familiares que têm um governo que se dedica a esse importante segmento da nossa economia”. 

Entre essas iniciativas, está o Bahia Produtiva, projeto de desenvolvimento rural do estado, que beneficia 42 mil famílias, com 1.263 ações em diversos sistemas produtivos. Além disso, para levar água e saneamento, o projeto realizou 9.822 novas ligações de água e 5.297 foram recuperadas e instalou 106 sistemas de água e esgoto, beneficiando 71.208 famílias. 

A SDR destaca também o Pró-Semiárido, projeto estruturante voltado diretamente para o Semiárido baiano, com ações que envolvem 782 comunidades rurais, por meio da geração de emprego e renda, ampliação dos serviços de assistência técnica e capacitações no campo social, produtivo, ambiental e organizativo. 

Por meio da secretaria, 80 mil famílias de agricultores contam com o serviço de assistência técnica e extensão rural (Ater), tendo como resultado o aumento e a melhoria de tudo o que produzem. Já foi regularizada a posse de 12.845 propriedades rurais, entregues 14 milhões de mudas frutíferas e de essências florestais. Além disso, a alimentação dos rebanhos vem sendo garantida com a entrega de 18 milhões de mudas de palma. 

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp