BNews Agro

Brasil terá produção recorde de 56 bilhões de ovos em 2021, diz associação

Divulgação/SDR
A marca anterior foi atingida no ano passado, com 53 bilhões de ovos  |   Bnews - Divulgação Divulgação/SDR

Publicado em 29/07/2021, às 13h48   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

A produção de ovos no Brasil deve bater recorde em 2021. A Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA) estima que, neste ano, o país produzirá pelo menos 56 bilhões de ovos. A marca anterior foi atingida no ano passado, com 53 bilhões de ovos.

De acordo com a ABPA, todo esse volume de ovos, porém, não deve chegar só no prato dos brasileiros, mas também de árabes, japoneses e omanenses, naturais do país do Oriente Médio de Omã. Com isso, o país se prepara para deixar de ser apenas um consumidor de ovos para se tornar exportador.

"A produção brasileira de ovos está crescendo e demonstrando a tendência de o país se consolidar como um exportador de ovos", afirmou Ricardo Santin, presidente da ABPA ao portal Uol. "Ainda não tínhamos essa cultura [de exportar] porque estávamos voltados diretamente para o mercado interno".

Entre janeiro e junho deste ano, a receita com as exportações aumentou 153% em relação ao primeiro semestre do ano passado, saindo de US$ 3,17 milhões em 2020 para US$ 8,02 milhões agora.

Em volume, as vendas externas já somam 5,6 mil toneladas de ovos, alta de 145,1% em relação ao mesmo período do ano passado, quando as vendas somaram 2,3 mil toneladas. Segundo Santin, os números se referem às exportações de ovos in natura e ovos processados (ovo líquido, congelado ou em pó).

Matéria relacionada:
Produção de ovos cresce em comunidades rurais no norte da Bahia e ganha espaço em mercado da região

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp