BNews Agro

Empresa cria colmeia robótica que pode monitorar até 2 milhões de abelhas

Divulgação
A máquina examina pilhas de favos que, juntas, podem abrigar até dois milhões de abelhas  |   Bnews - Divulgação Divulgação

Publicado em 10/08/2021, às 08h38   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

A startup israelense Beewise desenvolveu uma colmeia de última geração para monitorar abelhas 24 horas com o uso de inteligência artificial.

A máquina examina pilhas de favos que, juntas, podem abrigar até dois milhões de abelhas - inspecionando-as em busca de doenças, monitorando pesticidas e relatando em tempo real quaisquer perigos que ameacem a colônia.

A Beewise já arrecadou US$ 40 milhões em financiamento de investidores privados e mais de 100 de seus sistemas estão sendo utilizados em Israel e nos Estados Unidos.

De acordo com o presidente-executivo da startup, Saar Safra, "qualquer coisa que um apicultor faria, o mecanismo robótico pode imitar". Isso inclui a colheita de mel, a aplicação de remédios e a combinação ou divisão de colmeias.

A colmeia de Beewise possui 24 colônias. Por dentro, é equipada com um braço robótico que desliza entre favos de mel e é dotado de visão computacional e câmeras. As aberturas com códigos de cores nas laterais permitem que as abelhas entrem e saiam.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp